A área temática Estudos do trabalho e das relações de classe da LASA – Latin American Studies Association convida entusiasticamente todos/as os/as estudiosos/as do trabalho, em diferentes campos disciplinares, a apresentarem propostas de comunicação e de painéis para o Congresso LASA2020, a ser realizado em Guadalajara, México, entre 13 e 16 de maio de 2020.

LASA 2020 acontece em um momento particularmente difícil e desafiador para os trabalhadores e trabalhadoras latino-americano/as. Desemprego, migrações forçadas e processos de precarização e desregulamentação do trabalho aprofundam-se. Ao mesmo tempo, a ascensão de governos de extrema direita com agendas ultraliberais coloca em xeque políticas de combate à pobreza e às desigualdades sociais no Continente. Enfraquecidos, os sindicatos e outras organizações de defesa dos trabalhadores são sistematicamente atacadas e perdem espaço na arena pública e no debate político. A própria identidade do trabalho como elemento estruturador da ação coletiva parece em crise. 

Por outro lado, iniciativas inovadoras de organização e luta social despontam em diferentes espaços e dimensões. Ações que procuram articular classe, raça/etnia, gênero e gerações têm sido particularmente promissoras. Além disso, e de um ponto de vista mais acadêmico, o crescente refinamento teórico somado à multiplicação e sofisticação das pesquisas empíricas têm possibilitado uma interlocução mais efetiva entre diversos campos disciplinares como a sociologia, antropologia, história, ciência política, direito, economia, estudos da área da saúde, de gestão, entre outros. Acreditamos que a área temática Estudos do trabalho e das relações de classe da LASA seja um espaço singular e privilegiado para o fomento a esse diálogo fundamental.

A LASA está particularmente comprometida a promover uma agenda interdisciplinar e a estimular a participação de pesquisadores de diferentes gerações. Améfrica Ladina: vinculando mundos y saberes, tejiendo esperanzas será o tema geral da LASA2020 em Guadalajara, numa clara indicação da centralidade dos debates interseccionais neste Congresso. A LASA oferece bolsas para participantes, inclusive para os mais jovens (em Boston foram oferecidas cerca de 500). As propostas devem ser submetidas através do website da LASA  (https://www.lasaweb.org/pt/news/call/papers/lasa2020/) até o  dia  5 de setembro de 2019, identificando Estudos do trabalho e das relações de classe como área temática. Dúvidas sobre as propostas podem ser direcionadas aos co-chairs da área temática Nadya Araujo Guimaraes (nadya@usp.br) e Paulo Fontes (paulofontes@historia.ufrj.br). Todos/as os/as proponentes deverão estar em dia com a anualidade da instituição.

Crédito da imagem da capa: “Tres Charras” by Gabriel Cristóver Pérez Austin, Texas / April 2013 Parte del equipo Escaramuzas El Rosario de Austin, durante una competencia charreada. Disponível em: https://www.lasaweb.org/pt/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.