A Ars Historica (A4), revista discente do Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ (PPGHIS), divulga a chamada de artigos para sua 19ª edição:

A segunda edição de 2019 da Ars Historica buscará divulgar estudos que contribuam para o debate sobre os conceitos e as práticas investigativas concernentes ao campo da história do trabalho e dos trabalhadores. Nesse sentido, a chamada para o dossiê temático visa abrir espaço para a publicação de discussões sobre as dinâmicas sociais e os processos históricos que envolvem as atividades produtivas e as relações de trabalho, bem como para a divulgação de diferentes abordagens, metodologias e perspectivas analíticas que são desenvolvidas no interior dessas temáticas.

Centradas nos trabalhadores, as pesquisas recentes têm abordado diversas categorias, como: os trabalhadores livres, libertos e escravizados, urbanos e rurais, assalariados e autônomos, formais e informais, entre outros. Assim, observa-se um processo de renovação da historiografia brasileira que problematiza o fato de que as pesquisas sobre o trabalho estiveram, por muito tempo, restritas, por um lado, à análise do sistema escravista e, por outro, ao estudo da força de trabalho assalariada, masculina, urbana, branca e fabril. As pesquisas relativas ao trabalho também são ricas quanto às fontes de informação e às abordagens de análise, em que o diálogo interdisciplinar se faz possível e, muitas vezes, necessário.

Assim, são bem-vindos artigos que abordem diferentes períodos e regiões e tratem de temas como: a cultura associativa; os aspectos de raça, gênero, sexualidade e questões etárias nas relações de trabalho; as táticas de resistência, enfrentamento e mobilização dos trabalhadores; as lutas por direitos sociais, trabalhistas e de acesso à cidade; as condições de trabalho; o cotidiano dos trabalhadores; a relação entre trabalhadores, patrões e poderes públicos; os debates que envolvem trabalho e direitos humanos; o sindicalismo e as formas de participação política dos trabalhadores; as relações sociais desenvolvidas entre os trabalhadores; as questões relativas ao trabalho doméstico; e os espaços de sociabilidade, articulação dos trabalhadores, entre outras possibilidades de estudo na área.

A Ars Historica é uma publicação online, com ISSN 2178-244X, de acesso livre e editada por alunos/as do Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ. Para mais informações sobre a publicação, consulte: http://www.ars.historia.ufrj.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.