O Laboratório de Pesquisa em Conexões Atlânticas da PUC-Rio e o Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da UFRJ promoverão a exibição e debate do documentário sul-africano Dying for gold (2018), dirigido por Richard Pakleppa e Catherine Meyburgh. O filme será exibido no dia 20 de setembro (sexta-feira), às 11h na Sala K102 (1o andar) do Edifício da Amizade na PUC-Rio.

Dying for gold aborda a situação da mineração aurífera na África Austral. O filme retrata uma epidemia de silicose e tuberculose que atingiu os mineiros como consequência das condições de trabalho nas minas.  O documentário foi feito ao longo de três anos de pesquisa e filmagem na África do Sul, Moçambique, Lesoto e Suazilândia e justapõe histórias pessoais de mineiros e suas famílias com documentos arquivísticos compilados pelos cineastas.

Os mineiros e seus familiares conquistaram um acordo com as companhias mineradoras da região em 2018 por meio de uma ação coletiva. As empresas se comprometeram a pagar as indenizações nos próximos doze anos. A exibição deste documentário faz parte de uma campanha dos diretores do filme para pressionar as mineradoras a cumprirem o que foi acordado e para trazer à luz as condições de vida e de trabalho dos mineiros da região.

Para mais informações: http://www.dyingforgold.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.