No dia 26/09, as 16:30, será exibido no festival Visões Periféricas, no CCBB-RJ o documentário “Colcha de Retalhos”, escrito e dirigido por Yasmin Getirana, mestranda pelo PPGHIS-UFRJ e pesquisadora do LEHMT, e produzido em parceria com o Núcleo de Áudio Visual do CPDOC-RJ.

O filme aborda a invisibilidade das trabalhadoras domésticas na história brasileira através da história de Nair Jane de Castro Lima, trabalhadora doméstica aposentada e sindicalista ainda em atividade, mulher negra migrante, babá desde os noves anos e cuja história de vida reflete a de milhares de outras domésticas. Mostra também como, paralelamente a luta de militantes como Nair, a legislação a respeito do trabalho doméstico no Brasil foi pensada por atores masculinos, brancos e em posições políticas privilegiadas, quase sempre sem com a consulta a essas trabalhadoras.

A colcha de retalhos do título se refere, pois, à maneira como Nair Jane de Castro Lima define a legislação voltada para essa categoria profissional, que, apesar de negligenciada, nunca deixou de lutar por seus direitos e reconhecimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.