Samuel Silva Rodrigues de Oliveira, membro do LEHMT, e Roberto Carlos da Silva Borges, ambos professores do CEFET-RJ, publicaram o artigo “O testemunho Visual e imaginário da cultura negra” no livro Alteridade em Tempos de Incerteza: escutas sensíveis organizado por Miriam Hermeto, Gabriel Amato, Carolina Delamore da editora Letra e Voz. O livro foi publicado no final de 2019.

O artigo é um dos resultados de pesquisa coordenada pelos autores sobre a história e memória do cinema negro no Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais do CEFET-RJ. É também parte de um esforço mais geral de vários campos historiográficos, entre os quais a história social do trabalho, da escravidão e do pós-abolição em produzir conteúdos para um público amplo. Na área do audiovisual, os historiadores estabeleceram diálogos com outros atores, redefiniram a recepção de suas narrativas, ao criarem estratégias de produção e distribuição, e disputaram perspectivas de olhar o passado com outros agentes sociais que também produziram documentários.

O artigo em questão analisa e apresenta a mostra de documentários sobre a cultura negra produzidos por historiadores, antropólogos, cineastas e pela televisão pública brasileira. 

Link para venda do livro: https://www.letraevoz.com.br/produtos/alteridades-em-tempos-de-incerteza-escutas-sensiveis-miriam-hermeto-gabriel-amato-e-carolina-dellamore/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.