Os historiadores Leonardo Ângelo da Silva e Felipe Ribeiro, membros do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho (LEHMT), acabaram de publicar seus artigos na Revista Perspectiva Histórica, em dossiê intitulado “Histórias de Trabalho: Lutas, subsistência e experiências” (v.9, n.14, jul-dez/2019). O periódico é publicado semestralmente pelo Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas (CEBEP), sediado em Salvador/BA.

O artigo de Leonardo Ângelo, intitulado “Companhia Siderúrgica Nacional (CSN): a construção do discurso de classe trabalhadora como máscara para o racismo estrutural? (1946-1997)”, é baseado na tese de doutoramento do autor sobre os trabalhadores da CSN em Volta Redonda/RJ, no sul fluminense. O trabalho procura analisar o quanto o discurso de e para a classe trabalhadora em formação, nas décadas de 1940-1950, foi motor de perpetuação e continuidade de um ideal de democracia racial. Trata-se de uma contribuição, partilhada mais amplamente por vários campos historiográficos, entre os quais a história social do trabalho, da escravidão e do pós-abolição, de produzir conteúdos para um público amplo e que questionem a naturalidade das disparidades raciais presentes em seus objetos. Assim, a análise de imagens, dados extraídos do periódico da CSN (O Lingote), bem como algumas entrevistas serviram de fontes primárias para os argumentos do artigo.

Já o artigo de Felipe Ribeiro, intitulado “‘Sendo de urgente necessidade a introdução de trabalhadores livres’: as políticas imigratórias do Rio de Janeiro a partir da instalação da Hospedaria da Ilha das Flores (1883-1902)”, analisa os relatórios da Provincia do Rio de Janeiro no período, buscando compreender os debates sobre imigração em território fluminense desde a criação da Hospedaria da Ilha das Flores, administrada pelo governo brasileiro e localizada no atual município de São Gonçalo/RJ. O autor buscou articular suas experiências como auxiliar do Museu da Imigração da Ilha das Flores (2013-2015) e professor-pesquisador de história social do trabalho, tendo como foco o contexto de abolição da escravidão no país.

Por ser um dossiê específico sobre história do trabalho, a revista traz ainda outros importantes artigos e entrevistas sobre a temática. Para conferir, basta acessar o link http://www.perspectivahistorica.com.br/index.php

Crédito da imagem de capa: Centro de Documentação da Companhia Siderúrgica Nacional (CDOC – CSN). Sumário/Ficha: Auto Forno N1 / Volta Redonda. Figura A196-13 – Assentamento de refratário já no fim da rampa. 28.07.1955. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.