Apesar da lei n.º 10.639 prever como obrigatório o ensino da história e da cultura da África e dos afrodescendentes no Brasil em todo o currículo da educação básica, essa temática fica restrita aos professores de história e a alguns períodos específicos apenas.

A proposta do curso de extensão é refletir sobre a construção da história do Brasil e o lugar que historiadores reservaram aos negros nessa abordagem, desde o período colonial até o republicano. Através dessa reflexão, a ideia é apontar outros caminhos para pensar a história do Brasil a partir da perspectiva do homem negro e da mulher negra, vistos como sujeitos e protagonistas.

Ao final do curso, cada aluno fará um plano de aula abordando algum ponto da história do Brasil (ou de outra disciplina). Os planos serão compartilhados entre os alunos do curso, tornando-se um novo recurso didático para sua atividade em sala de aula.

As aulas serão ministradas por Renata Moraes, professora da UERJ e pesquisadora do LEHMT-UFRJ, com início no dia 2 de julho, no horário das 18-20h, através da plataforma google meet. Inscrições pelo email curso.historia.extensao@gmail.com

Programação do curso:

Um comentário em “Curso de Extensão “Reflexões e novas abordagens sobre o lugar dxs negrxs no ensino de história” – Renata Moraes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.