O pesquisador do LEHMT, Felipe Ribeiro, Professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), acabou de publicar seu artigo “Entre biografias e trajetórias de pesquisa(dores): memória operária e reflexões de um historiador nativo” na revista Escritas do Tempo, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Neste texto, o autor compartilha experiências enquanto historiador descendente de trabalhadores têxteis, buscando pontuar dilemas, inseguranças, aprendizados e desafios ao escolher como objeto de pesquisa a cidade industrial em que nasceu. Partindo da noção de historiador nativo, Felipe Ribeiro ressalta o surgimento de uma geração de pesquisadora(e)s nas universidades brasileiras com este perfil – oriundo de famílias operárias ou cidades com forte tradição fabril, tendo estas experiências como foco de pesquisa – e propõe reflexões sobre novas formas narrativas para a história do trabalho.     

O artigo compõe o dossiê “Biografias e Trajetórias: vidas por escrito”, organizado pelos professores Geovanni Gomes Cabral (UNIFESSPA), Benito Bisso Schimdt (UFRGS) e Wilton Carlos Lima da Silva (UNESP-ASSIS). 

Para conferir o texto, basta acessar o link: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1233

Crédito da imagem: Acervo de Ademir Calixto e Loemir Nascimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.