Exibição documentário Colcha de Retalhos, sobre trabalho doméstico no Brasil, no Festival Visões Periféricas, no CCBB-RJ – 26/09, 16:30h

No dia 26/09, as 16:30, será exibido no festival Visões Periféricas, no CCBB-RJ o documentário “Colcha de Retalhos”, escrito e dirigido por Yasmin Getirana, mestranda pelo PPGHIS-UFRJ e pesquisadora do LEHMT, e produzido em parceria com o Núcleo de Áudio Visual do CPDOC-RJ.

O filme aborda a invisibilidade das trabalhadoras domésticas na história brasileira através da história de Nair Jane de Castro Lima, trabalhadora doméstica aposentada e sindicalista ainda em atividade, mulher negra migrante, babá desde os noves anos e cuja história de vida reflete a de milhares de outras domésticas. Mostra também como, paralelamente a luta de militantes como Nair, a legislação a respeito do trabalho doméstico no Brasil foi pensada por atores masculinos, brancos e em posições políticas privilegiadas, quase sempre sem com a consulta a essas trabalhadoras.

A colcha de retalhos do título se refere, pois, à maneira como Nair Jane de Castro Lima define a legislação voltada para essa categoria profissional, que, apesar de negligenciada, nunca deixou de lutar por seus direitos e reconhecimento.

Yasmin Getirana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Andréa Casa Nova Maia traz o cotidiano de mineiros no contexto da promulgação da CLT, no livro “Waldir dos Santos, o sambista operário”

seg set 23 , 2019
Em entrevista, a historiadora aponta como tarefa a reflexão sobre as novas formas de exploração e para a necessidade de reconstrução tanto de uma legislação, quanto da resistência nos mundos do trabalho. Julia Chequer entrevista andréa casa nova maia O novo livro da historiadora Andréa Casa Nova Maia apresenta Waldir […]

Você Pode Gostar