Livro: História Oral e Historiografia: Questões Sensíveis.

Acaba de ser publicado o livro História Oral e Historiografia: Questões Sensíveis, organizado por Angela de Castro Gomes e publicado pela editora Letra e Voz. O livro reúne artigos de vários/as especialistas que refletem sobre o papel metodológico e teórico da história oral na análise de temas como a história da ditadura militar, do movimento negro, do movimento estudantil, das relações de gênero, entre outros.  

Paulo Fontes, professor de História do IH e coordenador do LEHMT-UFRJ, colaborou para a coletânea com o artigo “História Oral e história social do trabalho. Os migrantes nordestinos em São Paulo entre os anos 1940 e 1960”. Em uma primeira parte, o artigo faz um rápido balanço sobre como, a história social do trabalho teve um papel fundamental na disseminação e reconhecimento da história oral como fundamental ferramenta metodológica. Em seguida, o autor analisa os desafios e as questões sensíveis do uso de fontes orais, a partir de sua própria pesquisa com trabalhadores migrantes em São Paulo.

Link para compra no site da Editora Letra e Voz.

https://www.letraevoz.com.br/produtos/historia-oral-e-historiografia-angela-de-castro-gomes/

LEHMT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Chão de Escola #03: As reformas urbanas de Pereira Passos (1902-1906) e a formação dos subúrbios e da zona sul

ter set 1 , 2020
Autor: Samuel Silva Rodrigues de Oliveira (Cefet-RJ) Apresentação da atividade Atividade Atividade e recursos: Etapa 1: Leitura coletiva em sala de aula do texto 1 escrito por Marly Motta explicando o significado da expressão “bota-abaixo”. Procure identificar as palavras desconhecidas, construir um vocabulário de conceitos históricos e estabelecer os núcleos […]
%d blogueiros gostam disto: