Livros de Classe #29: A construção da sociedade do trabalho no Brasil, de Adalberto Cardoso, por Tomás Garcia

Neste episódio, Tomás Garcia, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), apresenta a obra “A construção da sociedade do trabalho no Brasil”, de Adalberto Cardoso. Com olhar multidisciplinar, Cardoso pensa a formação de uma ética do trabalho no capitalismo, sobretudo a partir de um diálogo entre as contribuições da história social e temas clássicos da sociologia do trabalho.

Livros de Classe

Os estudantes de graduação são desafiados constantemente a elaborar uma percepção analítica sobre os diversos campos da história. Nossa série Livros de Classe procura refletir justamente sobre esse processo de formação, trazendo obras que são emblemáticas para professores/as, pesquisadores/as e atores sociais ligados à história do trabalho. Em cada episódio, um/a especialista apresenta um livro de impacto em sua trajetória, assim como a importância da obra para a história social do trabalho. Em um formato dinâmico, com vídeos de curtíssima duração, procuramos conectar estudantes a pessoas que hoje são referências nos mais diversos temas, períodos e locais nos mundos do trabalho, construindo, junto com os convidados, um mosaico de clássicos do campo.

A seção Livros de Classe é coordenada por Ana Clara Tavares, Julia Chequer e Mariana Alves.

LEHMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Artigo "A Fazenda Engenho Novo e a memória negra em São Gonçalo" - Daiana Sousa Santiago e Samuel Oliveira

qua dez 7 , 2022
O artigo intitulado “Fazenda Engenho Novo: história oral e memória negra” foi publicado na Revista TransVesos, por Daiana Sousa Santiago, mestranda em Relações Étnico-Raciais no CEFET-RJ, e Samuel Oliveira, membro do LEHMT-UFRJ.Através da prática de História Oral do movimento Ocupa Fazenda Engenho Novo, o artigo analisa as experiências negras no […]

Você Pode Gostar