Livros de Classe #33: Os clandestinos e os direitos, de Lygia Sigaud, por José Marcelo Ferreira

1

Neste episódio de Livros de Classe, José Marcelo Ferreira, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), apresenta Os clandestinos e os direitos: estudo sobre trabalhadores da cana-de-açúcar de Pernambuco, de Lygia Sigaud. Fruto da sua tese de doutorado, defendida em 1977, o livro foi publicado em 1979 e é parte de conjunto de obras de antropólogos ligados ao Museu Nacional  – como Moacir Palmeira, Afrânio Garcia, Beatriz Heredia, entre outros  – que se debruçaram sobre o trabalho na zona canavieira de Pernambuco, sobretudo a partir da década de 1960. Referência fundamental para os estudos rurais, o livro de Sigaud aborda, com notável rigor acadêmico, as complexas relações sociais de trabalho nos engenhos pernambucanos, em um contexto de transformação do secular sistema de morada, a partir de noções de direito dos trabalhadores.

Livros de Classe

Os estudantes de graduação são desafiados constantemente a elaborar uma percepção analítica sobre os diversos campos da história. Nossa série Livros de Classe procura refletir justamente sobre esse processo de formação, trazendo obras que são emblemáticas para professores/as, pesquisadores/as e atores sociais ligados à história do trabalho. Em cada episódio, um/a especialista apresenta um livro de impacto em sua trajetória, assim como a importância da obra para a história social do trabalho. Em um formato dinâmico, com vídeos de curtíssima duração, procuramos conectar estudantes a pessoas que hoje são referências nos mais diversos temas, períodos e locais nos mundos do trabalho, construindo, junto com os convidados, um mosaico de clássicos do campo.

A seção Livros de Classe é coordenada por Ana Clara Tavares, Julia Chequer e Mariana Alves.

LEHMT

One thought on “Livros de Classe #33: Os clandestinos e os direitos, de Lygia Sigaud, por José Marcelo Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

LMT #124: Estádio da Rua Javari, São Paulo (SP) - Bruno Caccavelli

qui jul 6 , 2023
Bruno CaccavelliMestre em História pela Unifesp e professor do ensino básico A Rua Javari no bairro da Mooca da cidade de São Paulo, situa-se entre a Rua dos Trilhos, nome devido à estrada de ferro Santos-Jundiaí, e a Rua da Mooca, por muito tempo principal via do bairro. Foi na […]