Memórias de Moscouzinho: os tecelões de Santo Aleixo e a liderança de Astério dos Santos – Felipe Ribeiro

O livro analisa a trajetória das trabalhadoras e dos trabalhadores têxteis de Santo Aleixo, município de Magé/RJ, que se destacou em diversas mobilizações por melhores condições de vida e trabalho, especialmente entre as décadas de 1940 e 60. Das memórias desta época – considerada áurea pelos trabalhadores – foi consolidada a imagem de que o lugar era uma “pequena Moscou”, marcada por uma forte militância comunista e um movimento operário bastante aguerrido, em que se destacava a figura do líder sindical Astério dos Santos, que foi cassado e preso após o movimento civil-militar que destituiu o presidente da República João Goulart, em 1964.
A obra “Memórias da Moscouzinho” foi a vencedora do XV Prêmio Baixada – 2016, no segmento Produção Acadêmica/Ciência, em premiação organizada pelo Fórum Cultural da Baixada Fluminense.

Para adquirir a obra: https://www.pacolivros.com.br/Memorias_da_Moscouzinho/prod-3985154/

LEHMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Educação e memória: seguindo os percursos da história

seg jun 5 , 2017
Coleção Fazer Educativo: Educação e memória: seguindo os percursos da história. Na tentativa de contribuir para uma dimensão mais alargada de direitos humanos e considerando a educação nessa área um instrumento de luta central para o desenvolvimento de uma consciência ética e ativa, calcada nos valores democráticos e de respeito […]