Um Nordeste em São Paulo: “Sob demanda” na Editora da FGV

A editora da FGV acaba de disponibilizar o livro Um Nordeste em São Paulo: trabalhadores migrantes em São Miguel Paulista (1945-1966) de Paulo Fontes no formato “sob demanda”. Nesse modelo, o livro é impresso e produzido individualmente mediante solicitação. Assim, Um Nordeste em São Paulo, esgotado há anos, pode ser adquirido novamente em sua versão impressa.

O livro analisa e descreve, a vida dos migrantes nordestinos que vieram para o bairro de São Miguel Paulista na segunda metade do século XX e que tanto contribuíram para as grandes transformações econômicas, sociais e políticas da cidade de São Paulo e do país. O autor reconstrói o cotidiano desses trabalhadores, em casa, no trabalho, na rua e no lazer, e apresenta ao leitor um painel vivo de seus desafios e de  suas lutas sociais e políticas. Em vez de vítimas de processos impessoais, os migrantes atuaram como sujeitos da sua própria história, é o que Um Nordeste em São Paulo argumenta e demonstra. 

Um Nordeste em São Paulo foi o ganhador do I Prêmio Thomas Skidmore promovido pela Brazilian Studies Association (BRASA) e pelo Arquivo Nacional. Como resultado em 2016 uma versão em inglês do livro foi publicada pela Duke University Press com o título de Migration and the Making of Industrial São Paulo (https://www.dukeupress.edu/migration-and-the-making-of-industrial-sao-paulo)

As versão “Sob demanda” ou o livro como E-Book podem ser adquiridos no site da Editora da FGV: https://editora.fgv.br/produto/um-nordeste-em-sao-paulo-trabalhadores-migrantes-em-sao-miguel-paulista-1945-66-1757

LEHMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Livro “Corpos para o Capital”, da historiadora Ana Beatriz Ribeiro Barros Silva, analisa período em que o Brasil foi o “campeão mundial” de acidentes de trabalho, durante a ditadura militar (1964-1985)

ter ago 6 , 2019
Em entrevista, a autora alerta para os brutais impactos das alterações nas leis trabalhistas e da redução de normas regulamentadoras na saúde e na segurança dos trabalhadores. Julia Chequer entrevista Ana Beatriz Ribeiro Barros Silva A análise de casos de acidentes e adoecimentos ocupacionais durante a ditadura militar brasileira é […]