Claudiane Torres da Silva (Professora de História da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Coordenadora da equipe de História do Pré-Vestibular Social Cecierj e Coordenadora do Chão de Escola LEHMT/UFRJ)
Apresentação da atividade
Segmento: Professor de História
Unidade temática: Ensino de História; História Pública.
Objetivos gerais:
– Desenvolver técnicas para produção de sequências didáticas para o Chão de Escola;
– Apresentar produção técnica e acadêmica de sequências didáticas no ensino de História relacionados aos mundos do trabalho.
Atividade
Etapa 1:
Caro/a professor/a, se você pesquisou temas dentro do campo de conhecimento da História Social do Trabalho ou recebeu um convite para participar das sequências didáticas do Chão de Escola, poderá colaborar com a seção dentro do site do Laboratório de Estudos e História dos Mundos do Trabalho, o LEHMT (https://ghostwhite-beaver-264367.hostingersite.com/category/chao-de-escola/).
Para facilitar sua participação, estamos reunindo algumas orientações para publicação de sequências didáticas do Chão de Escola. E como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão revisadas e enviadas aos autores para possíveis alterações.
A escolha do tema e do título da sequência didática: a contribuição deve abordar temas de História relacionados aos Mundos do Trabalho, através de atividades voltadas para a Educação Básica que dialoguem com a historiografia atualizada.
O encaminhamento da sequência didática: as sequências didáticas deverão ser encaminhadas por e-mail para um dos coordenadores do Chão da Escola (ver os e-mails no site).
O formato do texto da sequência didática: os arquivos para submissão deverão estar em formato Microsoft Word (.doc), dentro do modelo de template disponibilizado em anexo, utilizando fonte tipo Times New Romam 12, espaçamento 1,5 e apresentar conteúdo entre 5 a 15 páginas.
A redação do texto da sequência didática: deverá ser redigido em português direcionado aos docentes nas orientações e aos discentes nas atividades propostas, estabelecendo uma linguagem adequada ao público.
A publicação das sequências didáticas: estará sujeita à revisão e aprovação da coordenação do Chão de Escola. As sequências didáticas devem apresentar as fontes documentais utilizadas, com seus respectivos endereços eletrônicos (URLs), ou anexar, em formato PDF, o arquivo escaneado da fonte em imagem ou texto.
A divulgação das sequências didáticas: todas as sequências didáticas deverão vir com uma sugestão de imagem de apresentação que deverá ter alta resolução e fonte. Os autores das sequências didáticas deverão enviar, por e-mail, a identificação de autoria, com nome completo, vinculação profissional e acadêmica e uma pequena biografia do(s) autor(es).
Importante: o Chão de Escola não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores. O envio espontâneo de qualquer submissão implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais ao site do LEHMT. Os nomes e endereços informados no site do LEHMT serão usados exclusivamente para publicação no Chão de Escola, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Etapa 2:
Professor/a, nessa etapa vamos entender como cada parte do template é utilizada na publicação das sequências didáticas. Para isso é importante que cada item seja preenchido corretamente. Também vamos demonstrar os itens com sequências didáticas já publicadas como exemplo.
Apresentação da atividade
Título: Professor/a, escolha um título que indique que a sequência didática esteja relacionada a história social do trabalho, que não seja longo e pertinente ao ensino de História. Veja a seguir o título da sequência didática.
Autora: A identificação do/a autor/a ou dos/as autores/as é muito importante para a divulgação da sequência didática. O/s nome/s deverá/ão estar completo/s. Observe a seguir que os nomes das autoras apresentam notas de rodapé para a especificação profissional de cada autora.
Segmento: Nesse item, professor/a, você deverá especificar para qual segmento sua sequência didática foi produzida. Isso indica aos docentes que utilizarão o trabalho, o público ao qual a sequência didática está destinada.
Unidade temática: Professor/a, nesse item, você irá indicar a qual tema do ensino de História está relacionada sua sequência didática. Veja a seguir.
Objetivos gerais: Ao concluir sua sequência didática, professor/a, apresente, no mínimo, três objetivos gerais que serão trabalhados nas atividades com os discentes. Veja a seguir um exemplo.
Habilidades a serem desenvolvidas (de acordo com a BNCC): Nesse item, professor/a, apresente a/s habilidade/s que será/ão desenvolvida/s na sequência didática, de acordo com a Base Nacional Curricular Comum atualizada para o segmento de ensino correspondente.
Duração da atividade: Na tabela abaixo, professor/a, você deve especificar quantas aulas serão necessárias para desenvolver toda a sequência didática com os discentes da turma. Indique o número de aulas para cada etapa do trabalho. Veja o exemplo a seguir.
Aulas | Planejamento |
Conhecimentos prévios: Indique os conhecimentos prévios necessários para a aplicação da atividade em sala com os discentes. Assim, o professor/a que utilizará a sequência didática poderá preparar a turma com antecedência. Veja o exemplo a seguir.
Recursos: Indique os recursos que serão necessários para aplicação das atividades em sala de aula, como data show e cópias de documentos, se necessário.
Atividade: Agora professor/a, você irá descrever cada etapa de trabalho da sequência didática utilizando linguagem direta aos docentes nas orientações e linguagem adequada aos discentes nas atividades propostas. Não esqueça de anexar os documentos, links de áudios e transcrever trechos de textos que são importantes para sua atividade. Veja os exemplos a seguir.
Etapa 1:
Etapa 2:
Etapa 3:
Etapa 4:
Bibliografia e Material de apoio:
Nessa etapa, o professor(a) deve colocar toda a bibliografia utilizada na sequência didática, juntamente com os links correspondentes.
Créditos da imagem de capa: https://br.freepik.com/fotos/professora-negra
Chão de Escola
Nos últimos anos, novos estudos acadêmicos têm ampliado significativamente o escopo e interesses da História Social do Trabalho. De um lado, temas clássicos desse campo de estudos como sindicatos, greves e a relação dos trabalhadores com a política e o Estado ganharam novos olhares e perspectivas. De outro, os novos estudos alargaram as temáticas, a cronologia e a geografia da história do trabalho, incorporando questões de gênero, raça, trabalho não remunerado, trabalhadores e trabalhadoras de diferentes categorias e até mesmo desempregados no centro da análise e discussão sobre a trajetória dos mundos do trabalho no Brasil.
Esses avanços de pesquisa, no entanto, raramente têm sido incorporados aos livros didáticos e à rotina das professoras e professores em sala de aula. A proposta da seção Chão de Escola é justamente aproximar as pesquisas acadêmicas do campo da história social do trabalho com as práticas e discussões do ensino de História. A cada nova edição, publicaremos uma proposta de atividade didática tendo como eixo norteador algum tema relacionado às novas pesquisas da História Social do Trabalho para ser desenvolvida com estudantes da educação básica. Junto a cada atividade, indicaremos textos, vídeos, imagens e links que aprofundem o tema e auxiliem ao docente a programar a sua aula. Além disso, a seção trará divulgação de artigos, entrevistas, teses e outros materiais que dialoguem com o ensino de história e mundos do trabalho.
A seção Chão de Escola é coordenada por Claudiane Torres da Silva, Luciana Pucu Wollmann do Amaral e Samuel Oliveira.