Elísio Estanque
Sociólogo, pesquisador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal
Se me perguntarem se o 25 de Abril de 1974 foi um golpe de estado ou uma revolução, respondo: depende, se você considera apenas a data, foi um golpe militar que destituiu o governo e pôs fim ao regime do Estado Novo de António Salazar e Marcelo Caetano; se você pretende entender as mudanças socioeconômicas mais profundas que ele desencadeou, considero que foi uma Revolução, política, social e cultural.
Portugal viveu durante 48 anos (1926-1974) sob um regime autoritário, imperial, conservador e repressivo, desde os anos 1960 com larga parte do orçamento do Estado (acima dos 20%) a ser gasto em despesas militares numa guerra colonial que, nas suas várias frentes (Angola, Moçambique e Guiné-Bissau) tirou a vida a cerca de 10.000 soldados portugueses e onde, no conjunto morreram mais de 48.000 vítimas, incluindo civis. O país apresentava no início da década de 1970 elevadíssimos índices de pobreza (30%) e analfabetismo (25,7%), percentuais que eram variáveis em função da dimensão do agregado familiar, do gênero e da região geográfica (litoral ou interior).
Por um lado, para fugir da miséria, por outro para fugir das guerras em África, largos milhares de portugueses emigraram na década anterior, em especial para países europeus (França, Luxemburgo, Suíça, Alemanha, etc.). O Movimento das Forças Armadas (MFA) programou e organizou o golpe, visando essencialmente pôr fim a uma guerra colonial que todo o mundo já tinha percebido que não teria solução militar, pelo que era necessário negociar a independência com os movimentos da guerrilha (MPLA, Frelimo, PAIGC). O então comandante militar da Guiné, general António de Spínola – que viria a ser o 1º Presidente da República após a revolução – havia publicado no início de 1974 o seu livro «Portugal e o Futuro» que apontava para uma solução negociada, e terá inspirado o movimento, mas sabe-se que um ano antes terá permitido o assassinato de Amílcar Cabral, líder do PAIGC (cometido à traição por ex-camaradas seus, no dia 20 de janeiro de1973). Os mentores do MFA foram sobretudo capitães milicianos, ainda jovens, que protagonizaram as ações militares do dia 25 de abril de1974, muitos deles tinham sido ativistas estudantis na universidade, expulsos pelo regime na sequência de protestos, em especial após a “crise acadêmica” de 1969, em Coimbra. A contestação dos estudantes, exigindo liberdade de ensino, democracia na universidade e o fim da guerra colonial deu lugar a uma greve aos exames que suscitou uma violenta resposta policial, com repressão, prisão e mobilização militar compulsiva dos principais ativistas. A ditadura, além de autoritária e violenta, era estúpida, pois ao disseminar pelos quartéis os líderes rebeldes da Universidade, permitiu contaminar muitos outros oficiais com o vírus da democracia.
25 de abril de 1974 nas ruas de Lisboa. Fto Iamago/Zuma/Keystone
O conhecido lema segundo o qual as revoluções começam num beco sem saída, aplica-se ao caso português. O regime anacrônico, a guerra, a crise estavam num beco sem saída em 1974. Naquela madrugada, com início às 0:00 horas exatas, passou na rádio a primeira “senha” combinada pelos líderes do MFA, a canção “Grândola, Vila Morena”, cantada por Zeca Afonso, mensagem que sinalizou o arranque das operações militares, conforme combinado; e três horas mais tarde uma outra canção popular, «E Depois do Adeus» na voz de Paulo de Carvalho, seria o segundo sinal a confirmar o sucesso das operações com as colunas militares de várias origens a caminho de Lisboa para o assalto final ao Estado Novo. O comando operacional mais geral foi coordenado por Otelo Saraiva de Carvalho enquanto a unidade militar dirigida a neutralizar as forças do governo (a GNR), partiu da cidade de Santarém e foi comandada pelo capitão Salgueiro Maia (considerado o herói da Revolução, mas que sempre recusou protagonismo mediático) até ao Terreiro do Paço onde se encontrou e conseguiu que se rendessem as últimas forças do regime. Ao mesmo tempo, a escassas centenas de metros, ocorria o cerco ao Quartel do Carmo junto ao Bairro Alto (centro de Lisboa) onde se haviam refugiado o presidente e o Primeiro Ministro do governo deposto, que saíram sob proteção após a rendição.
A verdadeira revolução começou exatamente nessa manhã, quando as vendedoras de flores nas ruas da baixa começaram a oferecer cravos aos militares, já em celebração em cima dos carros de combate. Com as flores vermelhas a ornamentar aquele arsenal, crianças e jovens desobedeceram às regras e começaram a saltar para cima dos chaimites (carros de combate) ocupando toda a cobertura e desencadeando um entusiasmo contagiante que arrebatou toda a sociedade, num clamor de liberdade, de norte a sul do país. O momento apoteótico de celebração da liberdade ocorreu uma semana mais tarde, no dia 1º de Maio de 1974, uma data simbólica até então demonizada e cuja celebração era violentamente reprimida.
Recuando na história, vale lembrar que importantes lutas, ações grevistas e diversas formas de resistência ocorreram ao longo de todo o período do Estado Novo, a primeira delas foi a Greve Geral dinamizada pelos operários vidreiros da Marinha Grande, de 1934, envolvendo diversos tipos de ações incluindo uma tentativa (falhada) de assassinato de Salazar. Mas também durante o período da II Guerra Mundial onde ocorreu um significativo ciclo grevista, principalmente na região centro do país (indústrias têxteis, lanifícios e também do calçado). Já na fase crespuscular do velho regime diversas greves, desde o setor bancário às lutas sindicais na região industrial de Lisboa e Setúbal, deixavam antever o potencial do movimento operário. Na indústria naval (estaleiros da Lisnave e Setenave) diversas ações e paralisações vinham ocorrendo desde o ano anterior, embora com resultados insignificantes.
No próprio dia do golpe militar os trabalhadores da Lisnave viveram intensamente os acontecimentos através da rádio, como de resto aconteceu no país inteiro (nas fábricas, nos campos e nos quartéis), e dois dias depois enviaram até uma nota de saudação à Junta de Salvação Nacional e ao MFA. A partir do momento em que os acontecimentos de 25 de abril iam sendo divulgados pela TV, rádios e jornais, quando se percebeu que havia sido derrubada a ditadura, explodiu nas ruas e praças um clima de excitação febril, e de imediato as figuras conotadas com o salazarismo (patrões, dirigentes, polícia política, a célebre PIDE, etc.) tornaram-se alvos da fúria popular. Muitos foram obrigados a fugir, outros foram presos e entregues ao MFA. Logo no calor dos acontecimentos as assembleias de trabalhadores multiplicaram-se em diversos setores e as associações sindicais transcenderam as reivindicações materiais para priorizar objetivos organizativos, tornando-se alvo de disputas partidárias. Reuniões amplas e altamente participadas trataram de extinguir estruturas corporativas ligadas ao passado, abrindo espaço a um sindicalismo agora livre e que naquela conjuntura, apesar do esforço organizativo, foi levado por arrasto no caudal das dinâmicas de base, paralisações, protestos espontâneos, manifestações de rua e, pouco depois, ocupação de fábricas. A linguagem de classe revestiu-se rapidamente das cores marxistas e a politização começou a generalizar-se. Primeiro, o combate aos símbolos do fascismo foi o principal motivo das mobilizações populares que se seguiram ao 25 de Abril, conseguindo barrar as várias tentativas de retrocesso (como o golpe falhado de 28 de setembro de 1974) criando uma dinâmica popular que suplantou as próprias organizações partidárias, inclusive as mais enraizadas no mundo operário, como o Partido Comunista Português. O chamado PREC – Processo Revolucionário Em Curso, que se seguiu ao 11 de março de 1975 (mais um golpe neutralizado que abriu caminho às nacionalizações) com os governos provisórios, de hegemonia comunista (liderados pelo general Vasco Gonçalves) foi o climax dessa efervescência político-ideológica, cavando profundas divisões quer no seio do MFA, quer no conjunto do país. Esse processo culminou com uma outra data marcante, o 25 de Novembro de 1975, ainda hoje foco de inúmeras polêmicas. Para uns, foi a viragem que recolocou o país na senda da democracia, barrando o projeto comunista pró-soviético; para outros, os setores mais engajados na militância de esquerda, foi o fim da Revolução. Mas o espírito de Abril permanece, 50 anos depois. Viva a Revolução dos Cravos!!
Primeiro de Maio de 1974, a maior manifestação popular da história de Portugal. Acervo Jornal de Notícias
PARA SABER MAIS:
Léonard, Yves. Breve História do 25 de Abril. Lisboa: Ed. 70, 2024;
Pimentel, Irene Flunser. Do 25 de Abril de 1974 ao 25 de Novembro de 1975. Lisboa: Temas&Debates, 2024.
Rosas, Fernando. Ensaios de Abril. Lisboa: Tinta da China, 2023.
Vários Autores. 25 de Abril, roteiro da revolução. Lisboa: Parsifal, 2017.
Crédito da imagem de capa: Povo comemora com soldados nas ruas de Lisboa a queda da ditadura no dia 25 de abril. Nas mãos, os cravos que simbolizariam a Revolução. Acervo El País.