Curso de formação: “Mundos do Trabalho: historiografia e ensino”

3

A ANPUH, em parceria com o LEHMT/UFRJ e o NEPHS/UFRRJ, tem o prazer de anunciar o curso de formação: “Mundos do Trabalho: historiografia e ensino”. Em três aulas síncronas, professores universitários e da rede de educação básica vão analisar a historiografia sobre os Mundos do Trabalho envolvendo questões de classe, raça e gênero na história do trabalho no Brasil. O curso também abordará o conceito de mundos de trabalho na cultura escolar, na BNCC e nas possibilidades de desenvolver o tema em sequências didáticas na História do Brasil, conforme a experiência da seção “Chão de Escola ” do LEHMT-UFRJ.

Aula 1: A historiografia dos Mundos do Trabalho – Prof. Paulo Fontes (UFRJ)
Aula 2: Classe, raça e gênero na história do trabalho no Brasil – Profa. Fabiane Popinigis (UFRuralRJ) e Prof. Robério Souza (UNEB)
Aula 3: Chão de Escola: ensino de História e Mundos do Trabalho – Profs. Claudiane Torres (SME- RJ/LEHMT-UFRJ), Luciana Wollmann (SME-RJ/LEHMT-UFRJ) e Samuel Oliveira (CEFET-RJ/LEHMT-UFRJ)

As aulas ocorrerão dias 30/06, 07/07 e 14/07, às quintas-feiras, das 18:30 às 21:00, com acesso a partir da Plataforma Even3, no formato online.

As aulas são síncronas (ocorrerão “ao vivo”) e a inscrição é obrigatória para se ter acesso a elas.

Haverá lista de chamada. Serão fornecidos certificados de participação de 12h.

Os inscritos terão acesso a uma pasta com os documentos e leituras sugeridos pelos/as docentes do curso.

Para mais informações, clique aqui.

LEHMT

3 thoughts on “Curso de formação: “Mundos do Trabalho: historiografia e ensino”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Vozes Comunistas #07: Dirce Machado

ter jun 28 , 2022
Vale Mais é o podcast do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da UFRJ, que tem como objetivo discutir história, trabalho e sociedade, refletindo sobre temas contemporâneos a partir da história social do trabalho. “Vozes comunistas” é uma série especial do Vale Mais, podcast do LEHMT/UFRJ. Nessa série homenageamos o centenário do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e divulgamos áudios que permitem uma reflexão sobre as fortes e complexas relações entre o partido e os mundos do trabalho ao longo da história do país. A cada quinze dias, um trecho de uma entrevista de antigos sindicalistas, lideranças operárias e camponesas ou mesmo trabalhadores/as de base conta um pouco da história do PCB e sua importância para a história do trabalho no Brasil. Pesquisamos áudios em acervos públicos e particulares de todo o país, que serão apresentados por pesquisadores e historiadores especialistas na trajetória do partido. Em nosso sétimo episódio, apresentamos trechos de uma entrevista com Dirce Machado. No trecho que ouviremos, Dirce fala sobre a fundamental participação das mulheres nas revoltas dos trabalhadores rurais na região de Trombas e Formoso em Goiás nos anos 1950. Conta ainda sobre sua prisão durante a ditadura militar. Essa voz comunista é apresentada pela historiadora Paula Elise. Projeto e execução: Ana Clara Tavares, Felipe Ribeiro, Larissa Farias e Paulo Fontes Apoio: Centro de Documentação e Imagem da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Agradecemos às instituições e pesquisadores que gentilmente colaboraram com nosso projeto.

Você Pode Gostar