LABUTA – A Classe Trabalhadora e a CLT: 80 anos #01 – Angela de Castro Gomes

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi promulgada em maio de 1943, articulando um conjunto de direitos sociais com uma legislação trabalhista e sindical. Controversa, combatida, mas também festejada e desejada, a CLT, mesmo com várias alterações, vem regulando as relações de trabalho em nosso país ao longo das últimas oito décadas. Não é possível estudar a história social do trabalho no Brasil nesse período sem compreender os impactos materiais e simbólicos que a CLT teve e ainda tem entre os/as trabalhadores/as. Para refletir sobre o papel da CLT em nossa história, o portal LEHMT/UFRJ lançou a série de vídeos “A classe trabalhadora e a CLT: 80 anos”. No primeiro episódio, Angela de Castro Gomes (UFF/Unirio) fala sobre o contexto da promulgação da CLT e como ela foi peça fundamental na construção de um projeto político que se configurava com a crise do regime autoritário do Estado Novo.


Direção e roteiro: Paulo Fontes

Produção: Ana Clara Tavares, Felipe Maia e Thompson Clímaco

Edição: Thompson Clímaco

Crédito das imagens: Desfile em celebração do dia 1º de maio no Estádio de São Januário. Arquivo Nacional, Fundo Agência Nacional. | Retratos de Assis Horta, “Assis Horta: a democratização do retrato fotográfico”, Instituto Moreira Salles.

Música: The World’s Fair – Godmode (2020) Crédito da capa: Natália Gomes

LEHMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

LMT #122: Avenida Cairú, 688, Navegantes, Porto Alegre (RS) - Guilherme Machado Nunes

qui maio 4 , 2023
Guilherme Machado NunesPós-Doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF/FAPERJ) O endereço, por si só, não significa muito: trata-se de um prédio residencial antigo, de quatro andares, razoavelmente preservado e com comércio no térreo. Muito parecido com uma dezena de outras construções na Zona Norte de Porto Alegre que remetem […]

Você Pode Gostar