Lançamento da coletânea “A História sob Múltiplos Ângulos”

A Editora da Universidade Estadual do Piauí (EdUESPI) acabou de lançar sua primeira publicação oficial: uma coletânea intitulada A História sob Múltiplos Ângulos: trajetórias de pesquisa e escrita. Em dois volumes, a obra reúne dezenove artigos de docentes e discentes da UESPI e da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com temáticas variadas, como a Balaiada, a Revolta dos Cabos, o varguismo no Piauí, a mortalidade infantil, a saúde pública, a cultura juvenil, o patrimônio cultural, os sujeitos de Direito, a construção de identidades de gênero, o heroísmo e a virilidade em Parnaíba e o trabalho feminino.

Um dos artigos da coletânea é de autoria do professor Felipe Ribeiro, que é da UESPI e também integrante do LEHMT. No texto intitulado  “Uma grande organização fabril do Piauí”: a Companhia de Fiação e Tecidos Piauiense no contexto da Segunda Guerra Mundial,o autor apresenta os primeiros resultados de sua pesquisa sobre essa unidade têxtil, localizada em Teresina-PI. Utilizando basicamente fontes da imprensa entre o contexto da guerra e o fechamento da fábrica, na década de 1950, o artigo visa contribuir com a historiografia do trabalho no Piauí justamente em um período ainda pouco estudado sobre a referida fábrica.

Organizada pelos professores Marcelo de Sousa Neto, Antonia Valtéria Melo Alvarenga e Pedro Pio Fontineles Filho, a coletânea foi publicada na versão impressa e eletrônica (e-book). Entretanto, por conta pandemia de Covid-19 (coronavírus), o lançamento dos livros físicos teve que ser suspenso, até que a situação permita eventos com aglomerações. Já a versão e-book encontra-se disponível para download gratuito no Portal da EdUESPI, nos seguintes links:

            A História sob Múltiplos Ângulos: trajetórias de pesquisa e escrita

            Vol. I : https://editora.uespi.br/index.php/editora/catalog/book/3

            Vol II: https://editora.uespi.br/index.php/editora/catalog/book/4

LEHMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

#Live Labuta: Racismo e História do Trabalho com Ynaê Lopes dos Santos e Antonio Sérgio A. Guimarães

dom jul 5 , 2020
O LEHMT-UFRJ convidou a historiadora Ynaê Lopes dos Santos (UFF) e cientista social Antonio Sérgio A. Guimarães (USP) para discutir o racismo nos mundos do trabalho. O debate aconteceu no dia 02 de julho de 2020 e foi mediado por Paulo Fontes, coordenador do Laboratório. A íntegra da transmissão está […]

Você Pode Gostar