Livro: Na casa e na causa: a organização sindical das trabalhadoras domésticas (Rio de Janeiro, 1961-1973), de Yasmin Getirana



Na casa e na causa: a organização sindical das trabalhadoras domésticas (Rio de Janeiro, 1961-1973), livro de Yasmin Getirana, acaba de ser lançado pela editora Telha. Yasmin é doutoranda em História Internacional pela London School of Economics (LSE) e pesquisadora do LEHMT/UFRJ. Fruto da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHIS) da UFRJ, orientada por Paulo Fontes, o trabalho ganhou o prêmio Ana Lugão de melhor dissertação de mestrado do PPGHIS/UFRJ em 2022.
O livro analisa a formação da organização sindical de trabalhadoras domésticas nas décadas de 1960 e 70. Em especial, aborda a trajetória da Associação Profissional de Empregadas Domésticas do Rio de Janeiro, bem como as histórias de vida de várias militantes. Yasmin demonstra como aquelas mulheres, em sua grande maioria negras, articularam um movimento classista e se relacionaram com o mundo político, instituições do Estado, a Igreja Católica e com o sindicalismo de uma forma geral.
A partir de fontes diversas, como entrevistas de História Oral, jornais da grande imprensa, acervos particulares, legislações e documentos sindicais e da polícia política é reconstruído todo o rico e complexo cenário político e social do associativismo daquelas trabalhadoras durante a Ditadura Militar. As organizações surgidas naquele período estão nas raízes do movimento sindical das trabalhadoras domésticas que ganharia força e visibilidade nos anos seguintes.
O livro pode ser adquirido pelo site da editora Telha, na secretaria do PPGHIS/UFRJ (ppghis.ufrj@gmail.com) ou diretamente com a autora (yasmingetirana@gmail.com)

LEHMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Vale Mais #08: 60 anos do golpe de 1964

qui mar 21 , 2024
Nesses 60 anos do golpe de 1964, a oitava edição da série “Vale a Dica” do portal do LEHMT/UFRJ, indica alguns eventos acadêmicos e uma exposição que pretendem pôr no centro do debate público novas abordagens acerca do golpe. Em particular, destacamos como a classe trabalhadora, suas  organizações e  os movimentos sociais em geral têm sido analisados nas pesquisas recentes sobre o golpe e o regime militar. O “Seminário 60 anos do golpe: História, Memória e novas abordagens da ditadura militar no Brasil”, “Seminário Internacional 1964+60”, “Seminário 1964 e a ditadura militar no quadro transnacional: novas perspectivas historiográficas” e a exposição  “Rio 64 – a capital do golpe” , são as dicas presentes no episódio a fim de rememorar e refletir sobre os acontecimentos que levaram ao golpe de 1º de abril . - Seminário 60 anos do golpe: História, Memória e novas abordagens da ditadura militar no Brasil (https://lehmt.org/wp-content/uploads/2024/03/CADERNO-DE-PROGRAMACAO-2.pdf) - Seminário Internacional 1964+60 (https://lehmt.org/wp-content/uploads/2024/03/Cartaz-1964-60_20240229_145033_0000.pdf) - Seminário 1964 e a ditadura militar no quadro transnacional: novas perspectivas historiográficas (https://doity.com.br/1964-e-a-ditadura-militar-no-quadro-transnacional) - Rio 64 – a capital do golpe (https://riomemorias.com.br/) Com certeza não conseguimos incluir todos os eventos de reflexão sobre os 60 anos do golpe de 1964, contudo, estamos aqui para construir esse campo de divulgação juntos. Então, caso você saiba de algum evento acerca do golpe e a classe trabalhadora, nos envie em nossas redes sociais para que possamos cada vez mais preencher o debate público com as disputas e resistências das trabalhadoras e trabalhadores no cenário político. O episódio é apresentado por Larissa Farias, mestranda do PPGHIS/UFRJ e pesquisadora do LEHMT. Projeto e execução: Alexandra Veras, Isabelle Pires, Larissa Farias, Victória Cunha e Yasmin Getirana Edição: Brenda Dias e Eduarda Olimpio

Você Pode Gostar