Vale Mais #08: 60 anos do golpe de 1964



Nesses 60 anos do golpe de 1964, a oitava edição da série “Vale a Dica” do portal do LEHMT/UFRJ, indica alguns eventos acadêmicos e uma exposição que pretendem pôr no centro do debate público novas abordagens acerca do golpe. Em particular, destacamos como a classe trabalhadora, suas  organizações e  os movimentos sociais em geral têm sido analisados nas pesquisas recentes sobre o golpe e o regime militar.

O “Seminário 60 anos do golpe: História, Memória e novas abordagens da ditadura militar no Brasil”, “Seminário Internacional 1964+60”, “Seminário 1964 e a ditadura militar no quadro transnacional: novas perspectivas historiográficas” e a exposição  “Rio 64 – a capital do golpe” , são as dicas presentes no episódio a fim de rememorar e refletir sobre os acontecimentos que levaram ao golpe de 1º de abril .

Com certeza não conseguimos incluir todos os eventos de reflexão sobre os 60 anos do golpe de 1964, contudo, estamos aqui para construir esse campo de divulgação juntos. Então, caso você saiba de algum evento acerca do golpe e a classe trabalhadora, nos envie em nossas redes sociais para que possamos cada vez mais preencher o debate público com as disputas e resistências das trabalhadoras e trabalhadores no cenário político.

O episódio é apresentado por Larissa Farias, mestranda do PPGHIS/UFRJ e pesquisadora do LEHMT.

Projeto e execução: Alexandra Veras, Isabelle Pires, Larissa Farias, Victória Cunha e Yasmin Getirana

Edição: Brenda Dias e Eduarda Olimpio

Vale a Dica #13: 2 de Julho: a Retomada, de Spency Pimentel e Joana Moncau Vale Mais

Na décima terceira edição da série “Vale a Dica”, Victória Cunha, mestranda em História Social pelo PPGHIS/UFRJ e pesquisadora do LEHMT/UFRJ, indica o documentário "2 de Julho: a Retomada", dirigido por Spency Pimentel e Joana Moncau. O filme narra a jornada do líder camponês baiano Joelson Ferreira em uma produção sobre o bicentenário da independência do Brasil, explorando a luta dos povos negros e indígenas contra o domínio português. A produção revela como esses grupos, muitas vezes ignorados pela memória oficial, desempenharam papéis cruciais na independência. Joelson Ferreira, uma figura central do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Bahia, viaja por locais históricos para relembrar e discutir essas contribuições. A discussão destaca a necessidade de reavaliar a história para reconhecer o papel dos trabalhadores e movimentos populares na independência do Brasil. Para uma análise mais aprofundada do assunto, o Vale a Dica recomenta também o canal de Youtube Labuta do LEHMT/UFRJ, onde a série "Mundos do Trabalho e Independência" explora a relação entre trabalhadores e a Independência do Brasil. Projeto e execução: Alexandra Veras, Isabelle Pires, Larissa Farias, Victória Cunha e Yasmin Getirana Edição: Brenda Dias
  1. Vale a Dica #13: 2 de Julho: a Retomada, de Spency Pimentel e Joana Moncau
  2. Vale a Dica #12: SAL, idealizado e dirigido por Adassa Martins
  3. Vale a Dica #11: O futuro das profissões, de curadoria de André Couto, Maria Carla Corrochano e Paulo Fontes
  4. Vale a Dica #10: Meu querido Zelador, de Mariano Cohn e Gastón Duprat
  5. Vale a Dica #09: Benzinho, de Gustavo Pizzi

LEHMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Livros de Classe #39: Que fazer?, de Lenin, por Valter Pomar

qui mar 28 , 2024
Neste episódio, que abre a temporada 2024 de Livros de Classe, Valter Pomar (UFABC), no centenário da morte de Vladimir Ilich Ulianov, o Lenin, apresenta “Que fazer?”. Publicado originalmente em 1902, o livro tornou-se um clássico do pensamento marxista e uma referência para diversos movimentos revolucionários e setores do movimento […]

Você Pode Gostar