Lançamento de livro sobre mutualismo no Piauí

No último dia 14 de novembro, no SESC Caixeiral, em Parnaíba-PI, foi realizado o lançamento do livro “O Artista” (Taipa Editorial, 2019), organizado pelo professor Alexandre Wellington dos Santos Silva, mestre em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Com 72 páginas, a obra trata de organizações mutualistas no Piauí, com ênfase na Sociedade União Progressista dos Artistas Mechanicos e Liberaes de Parnahyba, entidade fundada em 1919 e que reunia tipógrafos, alfaiates, motoristas, cirurgiões dentistas, engenheiros, entre outros ofícios. A cultura associativa desses trabalhadores e a trajetória da entidade foram questões abordadas pelo autor.

A principal fonte utilizada e debatida no livro foi o jornal da entidade – “O Artista” – publicado entre os anos de 1919 e 1922. Por sinal, para além da busca de edições ainda disponíveis desse raro periódico, um dos aspectos de maior destaque na obra foi a recomposição tipográfica dessas edições, “preservando seus detalhes, como normas da língua portuguesa da época, erros tipográficos, gravuras, fontes e estrutura das páginas”, conforme salienta o autor. As sete edições encontradas e recuperadas compõem uma sessão especial ao final do livro, todas elas na íntegra.

O livro pode ser adquirido no site da Taipa Editorial, no valor de R$ 30,00: http://www.taipaeditorial.com.br/

Vale ressaltar que o historiador Alexandre Wellington dos Santos Silva é fundador e editor da Revista Piauiense de História Social e do Trabalho, disponível na Plataforma Mundos do Trabalho – Piauí, que também reúne e disponibiliza variadas fontes históricas digitalizadas, bem como importantes pesquisas sobre a temática.

Para acessar a Plataforma Mundos do Trabalho – Piauí: http://www.mundosdotrabalhopi.com.br/

LEHMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Labuta #07: O que é história social do trabalho? - Entrevista com Larissa Rosa Corrêa

dom dez 1 , 2019

Você Pode Gostar