Lançamento do livro “Lugares de Memória dos Trabalhadores” em São Paulo e Rio de Janeiro



O LEHMT/UFRJ tem o prazer de convidá-los para os lançamentos do livro “Lugares de Memória dos Trabalhadores”. Publicado pela Editora Alameda em parceria com a Fundação Perseu Abramo e apoio do PPGHIS/UFRJ, a obra é organizada por Paulo Fontes, professor do Instituto de História da UFRJ, e reúne 100 artigos curtos escritos por renomados/as especialistas.

As marcas das experiências dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros estão espalhadas por inúmeros lugares da cidade e do campo. Muitos desses locais não mais existem, outros estão esquecidos, pouquíssimos são celebrados. Na batalha de memórias, os mundos do trabalho e seus lugares também são negligenciados. Baseado na série de mesmo nome do portal lehmt.org, esse livro procura justamente dar visibilidade para essa geografia social, ao estimular uma reflexão sobre os espaços onde vivemos e como sua história e memória são tratadas. Os textos contam a história de lugares de atuação política e social, de lazer, de protestos, de repressão, de rituais e de criação de sociabilidades. Espaços que demarcaram a história do Brasil.

O lançamento em São Paulo será no sábado, 29 de junho às 15h na Livraria Expressão Popular/Armazém do Campo (Alameda Nothman 806).
No Rio o lançamento será na quarta-feira, 10 de julho entre 17h30 e 20h na Livraria Leonardo da Vinci (Av. Rio Branco 185, subsolo 1).

LEHMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Livros de Classe #42: Trabalhando para a Ford, de Huw Beynon, por José Ricardo Ramalho

qua jun 26 , 2024
Neste episódio de Livros de Classe, José Ricardo Ramalho, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresenta o livro “Trabalhando para a Ford: trabalhadores e sindicalistas na indústria automobilística”, de Huw Beynon. Publicado originalmente em 1973 e traduzido para o português em 1995, o livro tornou-se imediatamente um […]

Você Pode Gostar