Livros de Classe #01: A Formação da Classe Operária Inglesa, de E. P. Thompson, por Alexandre Fortes

No primeiro vídeo da série Livros de Classe, Alexandre Fortes, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), apresenta o clássico A formação da Classe Operária Inglesa, de Edward P. Thompson. Dividida em três volumes, a obra foi publicada em 1963. A primeira edição brasileira, lançada em 1987, foi fundamental para a renovação, em forma e conteúdo, das análises sobre as classes trabalhadoras no Brasil.


Livros de Classe

Os estudantes de graduação são desafiados constantemente a elaborar uma percepção analítica sobre os diversos campos da história. Nossa série Livros de Classe procura refletir justamente sobre esse processo de formação, trazendo obras que são emblemáticas para professores/as, pesquisadores/as e atores sociais ligados à história do trabalho. Em cada episódio, um/a especialista apresenta um livro de impacto em sua trajetória, assim como a importância da obra para a história social do trabalho. Em um formato dinâmico, com vídeos de curtíssima duração, procuramos conectar estudantes a pessoas que hoje são referências nos mais diversos temas, períodos e locais nos mundos do trabalho, construindo, junto com os convidados, um mosaico de clássicos do campo.

A seção Livros de Classe é coordenada por Ana Clara Tavares, Julia Chequer e Mariana Alves.

LEHMT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

LMT#86: Engenho Matapiruma, Escada (PE)- José Marcelo Ferreira Filho

qui jul 15 , 2021
José Marcelo Ferreira FilhoProfessor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) O Engenho Matapiruma localiza-se em Escada, município da chamada Zona da Mata Sul de Pernambuco. Em diversos sentidos, é um típico exemplar das centenas de unidades produtivas dispersas no que podemos chamar “mundo dos engenhos” no Nordeste açucareiro do […]

Você Pode Gostar

%d blogueiros gostam disto: