Livros de Classe #17: Um Nordeste em São Paulo, de Paulo Fontes, por Leonardo de Mello e Silva

Neste episódio de Livros de Classe, Leonardo de Mello e Silva, professor da USP (Universidade de São Paulo), apresenta a obra “Um Nordeste em São Paulo: trabalhadores migrantes em São Miguel Paulista (1945-66)”, de Paulo Fontes. Publicada em 2008, a obra tem como foco a experiência de trabalhadores migrantes nordestinos em São Paulo entre os anos 1940 e 60. O livro recebeu o I Prêmio Thomas Skidmore do Arquivo Nacional e Brazilian Studies Association e foi publicado em inglês pela Duke University Press em 2016.

Livros de Classe

Os estudantes de graduação são desafiados constantemente a elaborar uma percepção analítica sobre os diversos campos da história. Nossa série Livros de Classe procura refletir justamente sobre esse processo de formação, trazendo obras que são emblemáticas para professores/as, pesquisadores/as e atores sociais ligados à história do trabalho. Em cada episódio, um/a especialista apresenta um livro de impacto em sua trajetória, assim como a importância da obra para a história social do trabalho. Em um formato dinâmico, com vídeos de curtíssima duração, procuramos conectar estudantes a pessoas que hoje são referências nos mais diversos temas, períodos e locais nos mundos do trabalho, construindo, junto com os convidados, um mosaico de clássicos do campo.

A seção Livros de Classe é coordenada por Ana Clara Tavares, Julia Chequer e Mariana Alves.

LEHMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

LMT#110: Hospedaria de Imigrantes do Brás, São Paulo (SP) - Odair da Cruz Paiva

qui jun 9 , 2022
Odair da Cruz Paiva Professor do Departamento de História da Unifesp A antiga Hospedaria de Imigrantes localizada no bairro do Brás na zona leste da cidade de São Paulo foi inaugurada em 1888 para servir como lugar de recepção, triagem e encaminhamento de trabalhadores nacionais e estrangeiros direcionados para as […]

Você Pode Gostar