Livros de Classe #05: Em busca da memória, de Hélio da Costa, por Murilo Leal Neto

No quinto vídeo da série Livros de Classe, Murilo Leal Neto, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), apresenta a obra Em busca da memória, de Hélio da Costa. Publicado em 1995, o livro rompe com as representações sobre a classe operária comuns à época e destaca a agência histórica dos trabalhadores.

Livros de Classe

Os estudantes de graduação são desafiados constantemente a elaborar uma percepção analítica sobre os diversos campos da história. Nossa série Livros de Classe procura refletir justamente sobre esse processo de formação, trazendo obras que são emblemáticas para professores/as, pesquisadores/as e atores sociais ligados à história do trabalho. Em cada episódio, um/a especialista apresenta um livro de impacto em sua trajetória, assim como a importância da obra para a história social do trabalho. Em um formato dinâmico, com vídeos de curtíssima duração, procuramos conectar estudantes a pessoas que hoje são referências nos mais diversos temas, períodos e locais nos mundos do trabalho, construindo, junto com os convidados, um mosaico de clássicos do campo.

A seção Livros de Classe é coordenada por Ana Clara Tavares, Julia Chequer e Mariana Alves.

LEHMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

LMT#94: Estação Ferroviária do Brás (Estação do Norte), São Paulo (SP) - Valéria Barbosa de Magalhães e Marilda Menezes

qui set 16 , 2021
Valéria Barbosa de MagalhãesProfessora da EACH/USP Marilda MenezesProfessora da UFABC Eu viajo quinta-feiraFeira de SantanaQuem quiser mandar recadoRemeter pacoteUma carta cativanteA rua numeradaO nome maiusculosoPra evitar enganoOu então que o destinoSe destrave longe.Meticuloso, meu prazerNão tem medida,Chegue aqui na quinta-feiraAntes da partida. (Correio da Estação do Brás. Tom Zé, 1978) […]
%d blogueiros gostam disto: