Livros de Classe #31: A invenção do trabalhismo, de Ângela de Castro Gomes, por Antônio Luigi Negro

No episódio de Livros de Classe desse mês, Antonio Luigi Negro, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), apresenta “A invenção do trabalhismo”, de Angela de Castro Gomes. Publicado no final dos anos 1980, o livro marcou o início de uma nova perspectiva de análise nas relações entre Estado e trabalhadores no período pós-1930, questionando as teorias que enfatizavam os processos de manipulação e cooptação. Por seu caráter inovador, “A invenção do trabalhismo” tornou-se um das principais referências no campo da história do trabalho no Brasil.

Livros de Classe

Os estudantes de graduação são desafiados constantemente a elaborar uma percepção analítica sobre os diversos campos da história. Nossa série Livros de Classe procura refletir justamente sobre esse processo de formação, trazendo obras que são emblemáticas para professores/as, pesquisadores/as e atores sociais ligados à história do trabalho. Em cada episódio, um/a especialista apresenta um livro de impacto em sua trajetória, assim como a importância da obra para a história social do trabalho. Em um formato dinâmico, com vídeos de curtíssima duração, procuramos conectar estudantes a pessoas que hoje são referências nos mais diversos temas, períodos e locais nos mundos do trabalho, construindo, junto com os convidados, um mosaico de clássicos do campo.

A seção Livros de Classe é coordenada por Ana Clara Tavares, Julia Chequer e Mariana Alves.

LEHMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

LABUTA - A Classe Trabalhadora e a CLT: 80 anos #01 - Angela de Castro Gomes

seg maio 1 , 2023
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi promulgada em maio de 1943, articulando um conjunto de direitos sociais com uma legislação trabalhista e sindical. Controversa, combatida, mas também festejada e desejada, a CLT, mesmo com várias alterações, vem regulando as relações de trabalho em nosso país ao longo das […]