Palestra: O futebol de várzea em São Paulo: a Associação Atlética Anhanguera (1928-1940)

O Laboratório de Estudos dos Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais (LEMT) e o Laboratório de Estudo dos Esportes (LESP) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV) convidam para a palestra “O futebol de várzea em São Paulo: a Associação Atlética Anhanguera (1928-1940)”, com Diana Mendes Machado da Silva (USP) e comentários de Raphael Rajão Ribeiro (CPDOC/FGV).
Com foco no modo como o futebol foi apropriado e recriado nas associações esportivas populares em São Paulo, caracterizadas por uma sociabilidade marcada pelo cotidiano “de bairro” que combinava laços familiares, vida comunitária e solidariedade, a palestra apresenta os resultados do livro de mesmo nome, recentemente lançado pela autora.
Sobre os convidados:
Diana Mendes Machado da Silva é doutoranda em História Social pela USP e bolsista da Biblioteca Nacional com a pesquisa Futebol e Cultura Visual: a construção da figura do craque: Marcos Carneiro de Mendonça, Leônidas da Silva e Domingos da Guia (1910-1940).
Raphael Rajão Ribeiro é doutorando no CPDOC/FGV, onde desenvolve pesquisa sobre o futebol amador em Belo Horizonte no pós-Segunda Guerra Mundial.

 

Data e local:
1 de setembro de 2017 às 14:00h
Praia de Botafogo, 190 – Auditório 1333, Fundação Getúlio Vargas, Botafogo, Rio de Janeiro.

 

LEHMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Palestra: "Disseram que voltei amerizanizado" - Relações sindicais Brasil-Estados Unidos na ditadura militar

qui set 14 , 2017
O Laboratório de Estudos dos Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais (LEMT) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas convida para a palestra: “Disseram que voltei amerizanizado – Relações sindicais Brasil-Estados Unidos na ditadura militar.” Com Larissa Rosa Corrêa (PUC-Rio) e comentários de Alexandre Moreli (CPDOC/FGV) Sobre os […]