O Laboratório de Estudos dos Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais (LEMT) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV) convida para a palestra: “Os arquivos do comunismo e a problemática da sua preservação”. com Bernhard H. Bayerlein (Instituto de Movimentos Sociais, Universidade de Bochum, Alemanha) e comentários de Jean Rodrigues Sales (UFRRJ).
Os documentos de partidos políticos comunistas, especialmente os de países do “socialismo real”, como também dos movimentos sociais, políticos e culturais vinculados ao movimento comunista internacional são importantes fontes para a história política, social e cultural do século XX, alçando seus arquivos à categoria de patrimônio mundial. Esta palestra procura analisar o potencial da documentação relacionada às pesquisas do comunismo em perspectiva global em um contexto que alguns estudiosos denominam de “revolução dos arquivos”.
Experiências como o Comintern Online – o maior projeto internacional de digitalização dos arquivos russos até o momento realizado – serão particularmente destacadas. O impacto decisivo da abertura desses arquivos para a historiografia, a estrutura governamental da qual derivam e as possibilidades de investigação sobre o comunismo e a história do século XX em geral, também serão tratadas nessa palestra. Além disso, serão debatidos os desafios nesse campo do conhecimento, em especial as discussões sobre a preservação e o acesso livre a esses documentos.
Sobre os palestrantes:
Bernhard H. Bayerlein é historiador e pesquisador sênior do Instituto de Movimentos Sociais da Universidade de Bochum, Ale¬manha. É editor da International Newsletter of Communist Studies e consultor do Comitê Internacional para a digitalização dos Arquivos do Komintern (INCOMKA, Comintern online).
Jean Rodrigues Sales é Professor de História Contemporânea do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IM-UFRRJ).
Data e local:
28 de julho de 2016 às 14h.
Praia de Botafogo, 190 – Auditório 1014 (10° andar). Botafogo, Rio de Janeiro.