Palestra: Artífices da cidadania: Mutualismo, educação e trabalho no Recife oitocentista

O Laboratório de Estudos dos Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais (LEMT) do CPDOC convida a todos para a palestra de Marcelo MacCord (UFF) “Artífices da cidadania: mutualismo, educação e trabalho no Recife oitocentista”, com comentários de Fabiane Popinigis (UFRRJ). O evento ocorrerá no dia 27 de junho (quinta-feira), às 14h30 na sala 1020, 10º andar.

Marcelo MacCord discutirá os resultados de seu livro Artífices da cidadania: mutualismo, educação e trabalho no Recife oitocentista recentemente lançado pela Editora da Unicamp. Nele, MacCord analisa a luta de mestres de ofício ao longo do século XIX pela conquista de sua cidadania em Pernambuco. Homens livres descendentes de africanos, tais trabalhadores organizaram uma associação de auxílio mutuo para combater dois estigmas que rondavam suas vidas cotidianas: da escravidão e do “defeito mecânico”.

Marcelo MacCord, historiador, é professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.
Fabiane Popinigis, historiadora, é professora do Departamento de História e Relações Internacionais da UFRRJ e autora de Proletários de Casaca: trabalhadores no comércio carioca (1850-1911).

 

Data: 27 de junho de 2013, quinta-feira, às 14h30
Local: Fundação Getulio Vargas, sala 1020, 10º andar
Praia de Botafogo 190, Rio de Janeiro

 

Foto: Liceu de Artes e Ofícios, PE, 1880: membros da Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais. Fundação Biblioteca Nacional.

LEHMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Palestra: Las modernas constituciones: la introducción de los derechos sociales en Chile y Brasil, 1925-1934

qui ago 22 , 2013
O Laboratório de Estudos dos Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais (LEMT) do CPDOC convida a todos para a palestra de Manuel Bastias Saavedra (Universidad Austral de Chile) “Las modernas constituciones: la introducción de los derechos sociales en Chile y Brasil, 1925-1934”, com comentários de Norberto Ferreras (UFF). O evento […]