Foi publicado o capítulo O catolicismo e os mundos do trabalho: projetos e práticas no associativismo e circulismo católico, escrito por Deivison Amaral e Larissa Rosa Corrêa, ambos professores da PUC-Rio e, respectivamente, pesquisador e pesquisadora associada do LEHMT-UFRJ. O texto parte da compreensão de que é necessário considerar a religião como um elemento de análise das experiências de classe para, a partir da historiografia e de pesquisa empírica, analisar ativismo de militantes leigos católicos e de clérigos nos mundos do trabalho, no Brasil. Para tanto, analisa dois momentos, o primeiro iniciado ainda nos anos finais do século XIX até a institucionalização da Ação Católica Brasileira (ACB), em 1935, foi marcado pela ação de leigos que, influenciados pela doutrina social da Igreja, atuaram junto aos sindicatos e associações de trabalhadores conformando uma cultura militante católica que se colocou como uma opção à militância vinculada às ideias socialistas. O segundo momento, surgido após a institucionalização e hierarquização do movimento decorrente da criação da ACB, com a maior liderança da Igreja Católica e seus clérigos, redirecionou a ação, especialmente para o movimento circulista. A partir desse recorte, as autorias proporcionam uma análise que desvele as relações entre religião, política e classe trabalhadora.
O capítulo é parte do livro Religião e Democracia: desafios contemporâneos, organizado por Américo Freire, Deivison Amaral e Evanize Sydow. O livro reúne pesquisadores e pesquisadoras para analisar diversas temáticas que entrecruzam a relação entre religião e a democracia. Entre os temas, a relação entre gênero, religião e política; o ecumenismo; a religião nas lutas de trabalhadores e trabalhadoras; as CEBs e as pastorais; a relação entre o neopentecostalismo e a política; entre outros. O livro será lançado no dia 8 de dezembro, às 17 horas, na livraria Folha Seca – Rua do Ouvidor, Rio de Janeiro.
Link para a loja virtual da editora Alameda: https://www.alamedaeditorial.com.br/religiao-democracia-americo-freire-deivison-amaral-evanize-sydow