Artigo “A Revolução de 1930 e os sindicatos. História e historiografia do trabalho” – Paulo Fontes e Isabelle Pires

Paulo Fontes, professor do IH/UFRJ e coordenador do LEHMT/UFRJ e Isabelle Pires, doutoranda do PPGHIS/UFRJ e pesquisadora do LEHMT/UFRJ, publicaram o artigo “A Revolução de 1930 e os sindicatos. História e historiografia do trabalho” na recém lançada coletânea A Era Vargas (1930-1954) organizada por Marco Aurélio Vannucchi e Luciano Aronne de Abreu e publicada pela editora da PUC-RS. 

Dividida em 2 volumes que totalizam cerca de 900 páginas, a coletânea reúne 25 artigos de diversos especialistas que abordam variados aspectos da história daquele período, procurando dar uma visão abrangente do período, tratando de forma inovadora temas considerados clássicos (como a reorganização do Estado, o integralismo, as relações de trabalho, a economia e as Forças Armadas), mas, igualmente, de temas novos (como o movimento negro, o movimento feminista, o futebol e a questão ambiental). Dessa forma, ela se diferencia de outras iniciativas editoriais do gênero pelo mergulho profundo em um período específico da história brasileira. A motivação dos organizadores da coletânea foi oferecer textos de alta qualidade, redigidos de acordo com os padrões do trabalho científico, porém com uma linguagem acessível. Assim, ela destina-se a qualquer leitor interessado. Os capítulos foram encomendados a reconhecidos especialistas nos assuntos tratados, que incorporaram tanto as obras mais antigas que continuam influentes quanto a literatura mais recente.  

Paulo Fontes e Isabelle Pires, em seu artigo, realizam um abrangente estado da arte da historiografia sobre o sindicalismo nesse período tão fundamental para a história do trabalho no Brasil.  O artigo percorre a produção acadêmica e política sobre os sindicatos nos anos 1930 desde os estudos realizados naquele período até os temas e discussões da historiografia mais recente, num amplo balanço sobre o tema.

Acesse o sumário do volume 1 e 2 da publicação A Era Vargas.

LEHMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Contribuição Especial #22: Qual é a verdadeira origem do Dia Internacional das Mulheres?

ter mar 8 , 2022
Gabriela MitidieriHistoriadora feminista da Universidade de Buenos Aires e Integrante da Associação Argentina para a Pesquisa sobre a História das Mulheres e Estudos de Gênero (AAHIMEG) Um incêndio em uma fábrica têxtil em Nova York? Tudo começou assim? Nesse pequeno artigo procuramos não apenas revisar o mito fundacional do Dia […]