A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi promulgada em maio de 1943, articulando um conjunto de direitos sociais com uma legislação trabalhista e sindical. Controversa, combatida, mas também festejada e desejada, a CLT, mesmo com várias alterações, vem regulando as relações de trabalho em nosso país ao longo das últimas oito décadas. Para refletir sobre o papel da CLT em nossa história, o portal LEHMT/UFRJ lançou a série de vídeos “A classe trabalhadora e a CLT: 80 anos”.
No último episódio da série, Adalberto Cardoso (IESP/UERJ) explica as razões da longevidade da CLT. Comenta como a CLT foi “ferida” pela reforma trabalhista do governo Temer e como isso tem impactado o movimento sindical, o mercado de trabalho e os direitos dos trabalhadores. Apesar de “ferida”, no entanto, a CLT ainda está em disputa.
Direção e roteiro: Paulo Fontes
Produção: Ana Clara Tavares, Felipe Maia e Thompson Clímaco
Edição: Thompson Clímaco
Crédito das imagens: Retratos de Assis Horta, “Assis Horta: a democratização do retrato fotográfico”, Instituto Moreira Salles. l Central Única dos Trabalhadores l Portal Brasil de Fato
Música: The World’s Fair – Godmode (2020)
Crédito da capa: Natália Gomes
One thought on “LABUTA – A Classe Trabalhadora e a CLT: 80 anos #06 – Adalberto Cardoso”