LABUTA – A Classe Trabalhadora e a CLT: 80 anos – Fernando Teixeira da Silva

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi promulgada em maio de 1943, articulando um conjunto de direitos sociais com uma legislação trabalhista e sindical. Controversa, combatida, mas também festejada e desejada, a CLT, mesmo com várias alterações, vem regulando as relações de trabalho em nosso país ao longo das últimas oito décadas. Para refletir sobre o papel da CLT em nossa história, o portal LEHMT/UFRJ lançou a série de vídeos “A classe trabalhadora e a CLT: 80 anos”.

No quinto episódio da série, Fernando Teixeira da Silva (Unicamp) fala sobre os mecanismos de exclusão dos trabalhadores rurais da legislação social nos anos 1930 e 40. Argumenta que a construção de estigmas raciais dos homens e mulheres do campo teve um papel crucial nesse processo.

Direção e roteiro: Paulo Fontes
Produção: Ana Clara Tavares, Felipe Maia e Thompson Clímaco
Edição: Thompson Clímaco
Crédito das imagens: Retratos de Assis Horta, “Assis Horta: a democratização do retrato fotográfico”, Instituto Moreira Salles. l I congresso de lavradores e Trabalhadores Agrícolas, 1961. Fonte : CPDOC – Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Música: The World’s Fair – Godmode (2020)
Crédito da capa: Natália Gomes

LEHMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

LMT #123: Willys Overland,  Jaboatão dos Guararapes (PE) - Karlene Araújo

qui jun 1 , 2023
Karlene AraújoDoutora em História pela UFPE e Professora do CAp- UFPE A primeira fábrica de automóveis do Nordeste brasileiro foi inaugurada em 14 de julho de 1966 em Pernambuco. A planta industrial da Willys Overland Nordeste, filial de uma empresa estadunidense, foi construída em Jaboatão (atualmente Jaboatão dos Guararapes), nas […]