Livros de Classe #28: Footballmania, de Leonardo Pereira, por Bernardo Buarque de Hollanda

1

Neste episódio especial em celebração à Copa do Mundo, Bernardo Buarque de Hollanda (Fundação Getúlio Vargas), apresenta o livro “Footballmania: uma história social do futebol no Rio de Janeiro, 1902-1938”, do historiador Leonardo Pereira. Lançado em 2000, Footballmania tornou-se imediatamente um clássico para os estudos do futebol no Brasil, sendo ganhador do prestigioso Prêmio Jabuti. O livro demonstra como o futebol foi rapidamente disseminado e ressignificado pelas classes trabalhadoras cariocas no início do século XX e como foi parte importante das intensas disputas em torno das identidades de raça, classe e nação no Brasil da Primeira República.

Livros de Classe

Os estudantes de graduação são desafiados constantemente a elaborar uma percepção analítica sobre os diversos campos da história. Nossa série Livros de Classe procura refletir justamente sobre esse processo de formação, trazendo obras que são emblemáticas para professores/as, pesquisadores/as e atores sociais ligados à história do trabalho. Em cada episódio, um/a especialista apresenta um livro de impacto em sua trajetória, assim como a importância da obra para a história social do trabalho. Em um formato dinâmico, com vídeos de curtíssima duração, procuramos conectar estudantes a pessoas que hoje são referências nos mais diversos temas, períodos e locais nos mundos do trabalho, construindo, junto com os convidados, um mosaico de clássicos do campo.

A seção Livros de Classe é coordenada por Ana Clara Tavares, Julia Chequer e Mariana Alves.

LEHMT

One thought on “Livros de Classe #28: Footballmania, de Leonardo Pereira, por Bernardo Buarque de Hollanda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Vale Mais #25: Trabalhadores de aplicativo

seg nov 28 , 2022
Vale Mais é o podcast do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da UFRJ, que tem como objetivo discutir história, trabalho e sociedade, refletindo sobre temas contemporâneos a partir da história social do trabalho. O episódio #25 do Vale Mais é sobre Trabalhadores de aplicativo. No episódio 25 do Vale Mais conversamos com o mestre em Direito pela UFRJ, Lucas Beraldo de Oliveira, que defendeu sua dissertação de mestrado, em 2021, intitulada “Germinando: superstições, ardis e estratégias de resistência na construção da identidade coletiva dos entregadores de plataformas digitais”. Lucas analisou como os trabalhadores de entrega de mercadoria por plataformas digitais enxergam sua atividade profissional dentro das relações de produção capitalistas na economia de plataformas e sua forma precária de contratação, a uberização. Com o olhar voltado para a luta por direitos, o autor busca na História Social do Trabalho as bases para discutir como os empregados tentaram, em outros períodos, manipular, adulterar e esconder as informações que geram a composição salarial e mostra como a pressão dos trabalhadores impulsionaram a criação de novos aparatos jurídicos. Inspirado pela literatura, Lucas questiona o uso das novas tecnologias nas relações de trabalho e problematiza o espaço da agência do trabalhador diante de teorias que limitam a existência dentro do grande sistema de controle vivido na contemporaneidade. No nosso bate papo, o autor ainda fala dos problemas de realizar a pesquisa no meio da pandemia do COVID-19 e as trocas de rumos e fontes como forma de contornar as dificuldades de pesquisa. Produção: Alexandra Veras, Heliene Nagasava, Larissa Farias e Yasmin Getirana Roteiro: Alexandra Veras, Heliene Nagasava, Larissa Farias e Yasmin Getirana Apresentação: Larissa Farias