Em celebração aos 40 anos da fundação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Marcelo Rosa, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), apresenta “Combatendo a desigualdade social: O MST e a reforma agrária no Brasil”, organizado por Miguel Carter. O livro reúne pesquisa de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, especialistas nas discussões sobre a disputa política de terras no país e a centralidade do MST nessa disputa.
Livros de Classe
Os estudantes de graduação são desafiados constantemente a elaborar uma percepção analítica sobre os diversos campos da história. Nossa série Livros de Classe procura refletir justamente sobre esse processo de formação, trazendo obras que são emblemáticas para professores/as, pesquisadores/as e atores sociais ligados à história do trabalho. Em cada episódio, um/a especialista apresenta um livro de impacto em sua trajetória, assim como a importância da obra para a história social do trabalho. Em um formato dinâmico, com vídeos de curta duração, procuramos conectar estudantes a pessoas que hoje são referências nos mais diversos temas, períodos e locais nos mundos do trabalho, construindo, junto com os convidados, um mosaico de clássicos do campo.
A seção Livros de Classe é coordenada por Ana Clara Tavares e Paulo Fontes.
E quando você passa mais de 20 anos defendendo uma terra produtiva posta em desapropriação por interssss políticos? Igualdade também deveria passar pelas injustiças contra quem trabalha e produz con dignidade, ou não?