XVI Encontro Nacional de História Oral – Pandemia e Futuros Possíveis – Samuel Oliveira, Lara de Castro e Alejandra Estevez

Convidamos a todos a participar e submeter propostas de comunicação no Simpósio Temático 12 – História Oral e Mundos do Trabalho, coordenado pelos prof. Samuel Oliveira (LEHMT-UFRJ), Lara de Castro (UNIFAP) e Alejandra Estevez (UFF), no XVI Encontro Nacional de História Oral – Pandemia e Futuros Possíveis.

As inscrições de propostas temáticas ocorrerá até o dia 20 de abril de 2020, e podem ser realizadas no site: https://www.even3.com.br/xviencontronacionaldehistoriaoral/.

O evento é realizado pela Associação Brasileira de História Oral (ABHO) no Rio de Janeiro, entre 25 e 28 de julho de 2022, nas instalações da sede da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fundação Getúlio Vargas, no centro da cidade.

O surgimento da metodologia de História Oral nos anos 1960 e 1970 ocorreu sob impacto das análises da História Social do Trabalho, dando evidência as experiências de grupos sociais que tinham pouca expressão na história oficial e nas várias ortodoxias historiográficas. O simpósio temático busca aglutinar as inúmeras pesquisas que se estabeleceram a partir dessa inflexão e que continuam a renovar as análises das relações entre oralidade, memória social e mundos do trabalho.

São apresentados os seguintes eixos temáticos: 1) as trajetórias de lideranças e movimentos sociais e sindicais nos ciclos de protesto do século XX; 2) experiências das/os trabalhadoras/es em locais de trabalho e em comunidades de trabalhadoras/es; 3) as relações de classe, raça e gênero no cotidiano dos espaços urbanos e rurais; 4) as políticas memoriais e de justiça de transição que se articulem à história das/os trabalhadoras/es na ditadura e redemocratização; 5) a memória e trajetória de trabalhadoras/res livres e não livres – trabalho escravo, compulsório, degradante e em situação de “análoga” à escravidão.

LEHMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Vozes Comunistas #02: Hércules Corrêa

ter abr 12 , 2022
Vale Mais é o podcast do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da UFRJ, que tem como objetivo discutir história, trabalho e sociedade, refletindo sobre temas contemporâneos a partir da história social do trabalho. “Vozes comunistas” é uma série especial do Vale Mais, podcast do LEHMT/UFRJ. Nessa série homenageamos o centenário do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e divulgamos áudios que permitem uma reflexão sobre as fortes e complexas relações entre o partido e os mundos do trabalho ao longo da história do país. A cada quinze dias, um trecho de uma entrevista de antigos sindicalistas, lideranças operárias e camponesas ou mesmo trabalhadores/as de base conta um pouco da história do PCB e sua importância para a história do trabalho no Brasil. Pesquisamos áudios em acervos públicos e particulares de todo o país, que serão apresentados por pesquisadores e historiadores especialistas na trajetória do partido. Em nosso segundo episódio, apresentamos trechos de uma entrevista realizada com o dirigente sindical têxtil do Rio de Janeiro e um dos líderes do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) no pré-1964, Hércules Corrêa (a íntegra da entrevista encontra-se no Arquivo Edgard Leuenroth da Unicamp). Essa voz comunista é apresentada pela professora da Universidade Estadual da Bahia, Camila Oliver. Projeto e execução: Ana Clara Tavares, Felipe Ribeiro, Larissa Farias e Paulo Fontes Apoio: Centro de Documentação e Imagem da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Agradecemos às instituições e pesquisadores que gentilmente colaboraram com nosso projeto.

Você Pode Gostar