Nos últimos dias os perfis do GT Mundos do Trabalho e do LEHMT/UFRJ no Instagram vêm sendo alvo de ataques coordenados com mensagens de ódio com forte tom anticomunista. Essas manifestações ocorreram principalmente na seção de comentários de uma postagem de divulgação do podcast “Vozes Comunistas”, promovido pelo @lehmt e divulgado pelo @goledehistoria. Nos últimos 100 anos, o anticomunismo vem tendo papel de destaque nos episódios mais infames da história política do Brasil, motivando e justificando a prisão e a violência contra milhares de cidadãos brasileiros, dando cabedal a golpes contra as instituições democráticas. Atualmente, com o recrudescimento da extrema direita e com a multiplicação de células neonazistas no Brasil, tem sido cada vez mais comum os ataques coordenados contra eventos e publicações acadêmicas que promovem reflexões críticas sobre esse passado nefasto de violência política que insiste em se atualizar.
Nesse contexto, a série “Vozes Comunistas” se mostra ainda mais pertinente. É significativo que o primeiro episódio da série seja justamente sobre uma das figuras mais icônicas desse passado de violência política. No dia seguinte ao golpe militar, em 2 de abril de 1964, o veterano líder comunista Gregório Bezerra, então com 64 anos, foi preso, torturado e arrastado pelas ruas do Recife como um troféu de guerra. Com aquela macabra cena, os golpistas procuravam humilhar um dos símbolos mais emblemáticos dos trabalhadores rurais do Nordeste, em sua grande maioria descendentes de escravizados e indígenas, que ousaram lutar por direitos, justiça e dignidade. Gregório dedicou sua vida à organização e luta dos camponeses brasileiros. Em 1969, foi trocado pelo embaixador americano sequestrado e exilou-se na União Soviética. Voltou ao Brasil com a anistia em 1979 e faleceu em 1983. Um gigante da história de lutas dos trabalhadores brasileiros. Quase 40 anos após sua morte, o exemplo e a voz de Gregório ainda reverberam e incomodam. Querem calá-lo mais uma vez por que sua voz ecoa uma luta ancestral para todos que buscam uma sociedade democrática e com justiça social. Mais uma vez, não passarão!
Ouça “Vozes Comunistas”, a série especial do podcast do LEHMT/UFRJ. A cada 15 dias um episódio novo no site do Laboratório ou em seu agregador de podcasts.
GT Mundos do Trabalho da ANPUH/Associação Nacional de História do Trabalho
Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da UFRJ (LEHMT/UFRJ)