Livro: Futebol e Mundos do Trabalho no Brasil


Acaba de ser publicado pela Editora da UERJ o livro Futebol e Mundos do Trabalho no Brasil. A obra é organizada por Bernardo Buarque de Holanda, professor do CPDOC/FGV e Paulo Fontes, professor do IH/UFRJ e coordenador do LEHM/UFRJ. Com prefácio de Richard Giulianotti, professor da Loughborough University no Reino Unido, e orelha do jornalista Juca Kfouri, o livro reúne 9 capítulos que tratam de temas diversos, como a prática do esporte em locais de trabalho, como fábricas e minas, o futebol amador,o futebol feminino, as trajetórias profissionais de jogadores, o uso que a ditadura militar fez do esporte e a visão das torcidas organizadas de clubes sobre o futebol contemporâneo. Fátima Antunes, Brenda Elsey, Joshua Nedel, Marca Cioccari, Clément Astruc, José Sérgio Leite Lopes, José Paulo Florenzano e Jimmy Medeiros, além os organizadores da obra, são os/as autores/as das contribuições, que têm um escopo temporal que vai do final do século XIX à segunda década do século XXI, e abarcam diversos territórios e espaços do país. Felipe Ribeiro, professor da UESPI e pesquisador do LEHMT/UFRJ também é autor de um dos artigos do livro, intitulado “ ‘A vitória do trabalhador brasileiro na memorável conquista de bravos jogadores’: futebol, times de fábrica e o jogo da política”. Paulo Fontes, além da apresentação, escrita em conjunto com Bernardo Buarque de Holanda, é o autor do artigo “Futebol de várzea e trabalhadores: os clubes amadores em São Paulo nas décadas de 1940 e 1950”.

Haverá um lançamento por via remota com a presença dos organizadores, alguns autores e do jornalista Juca Kfouri no dia 4 de novembro às 14h. O link do evento será divulgado em breve.

O livro pode ser adquirido no site da editora da UERJ (https://eduerj.com/?product=futebol-mundos-do-trabalho-no-brasil) ou encomendado em qualquer livraria física ou virtual do país.

LEHMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Livros de Classe #07: Homens livres na ordem escravocrata, de Maria Sylvia de Carvalho Franco, por Renata Moraes

ter out 12 , 2021
Neste vídeo da série Livros de Classe, Renata Moraes, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pesquisadora do LEHMT/UFRJ, apresenta Homens livres na ordem escravocrata, de Maria Sylvia de Carvalho Franco, publicado em 1969.

Você Pode Gostar