Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho

Artigo “Estremeceram as montanhas do atlântico sul: mundos do trabalho no prisma transatlântico” – Thompson Clímaco


O artigo “Estremeceram as montanhas do atlântico sul: mundos do trabalho no prisma transatlântico” (2022) foi publicado por Thompson Clímaco, mestrando em história social (UFRJ) e pesquisador do LEHMT-UFRJ no dossiê “Liberta tuas raízes, Brasil! reflexões decoloniais no ano do bicentenário da Independência do Brasil e centenário da Semana de Arte Moderna de 1922” da Revista Mosaico – Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O texto analisa as possibilidades teóricas e metodológicas na confluência entre História Social do Trabalho e História Atlântica por meio de estudos clássicos sobre o tema, na historiografia brasileira e internacional. Por meio desses trabalhos, são mobilizados os desafios, benesses e especificidades da intersecção dos dois campos historiográficos em questão, para a compreensão de classe trabalhadora e trabalho livre anterior ao século XX.

Além disso, o artigo denota abordagens clássicas e mais recentes referentes aos dois campos, bem como provocações historiográficas sobre tema, com o intuito de demonstrar como as produções brasileiras foram capazes de “estremecer as montanhas do Atlântico Sul ao demarcarem suas peculiaridades e semelhanças na rota – historiográfica – do mundo atlântico como um todo”.

Para conferir o texto, acesse: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/mosaico/article/view/86102


Crédito da Imagem: “Rotas da escravidão” em Só História. Virtuous Tecnologia da Informação, 2009-2022. Consultado em 04/10/2022 às 11:36. Disponível na Internet em http://www.sohistoria.com.br/ef2/culturaafro/p5.php

Sair da versão mobile