Minicurso Trabalhadoras e Trabalhadores na História do Brasil – CEFET

O minicurso Trabalhadoras e Trabalhadores na História do Brasil ocorrerá entre 07 de agosto e 18 de setembro, em encontros semanais, todas as quartas-feiras no turno da tarde, entre 14h e 18h. Está dividido em seis módulos que abordarão a história do trabalho no Brasil entre o final do século XIX até os dias de hoje.

Os encontros ocorrerão nas dependências do Campus Maracanã do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), localizado na Avenida Maracanã, 229. O curso é uma iniciativa do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho (LEHMT/UFRJ), em parceria com a Coordenação de História CEFET-RJ. 

O público alvo do minicurso são os estudantes do ensino médio ou daqueles que se preparam para a realização do ENEM e outras avaliações que solicitam o conhecimento da História do Brasil. Serão aceitos também a presença da comunidade escolar que se interessa em conhecer o tempo presente e construir um conhecimento crítico sobre as profundas transformações do mundo do trabalho na contemporaneidade.

Serão oferecidas 60 vagas, com a certificação dos estudantes que tiverem no máximo duas faltas. As inscrições são realizadas pelo preenchimento da plataforma do Google Formulários, que pode ser acessada pelo botão abaixo.

A proposta do minicurso procura articular a pesquisa de excelência sobre história social do trabalho do LEHMT com a área de ensino em História e Ciências Sociais. O incremento da qualidade da educação brasileira, a ampliação do espaço de reflexão crítica entre alunos/as, professores/as e comunidade escolar em geral, a construção de uma cultura escolar democrática, bem como uma maior integração entre os conhecimentos produzidos na Universidade e nas escolas de ensino fundamental e médio são os principais objetivos do minicurso.

Estas discussões ganham ainda maior relevância em um momento de debates e implementação de uma nova proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), patrocinada pelo Ministério da Educação. Neste contexto, o lugar da disciplina de História (bem com como das Ciências Sociais em geral) e de seu potencial papel como um dos componentes estruturadores da cultura escolar do Ensino Médio tem provocado acirradas disputas políticas e acadêmicas.

O minicurso procurará destacar o trabalho, os trabalhadores e trabalhadoras como atores políticos e sociais fundamentais em nossa história. A proposta curricular enfoca as relações de trabalho, gênero e raça na História do Brasil nos séculos XIX e XX, apresentando renovações de interpretação da história social e realiza transposições didáticas que problematizam o tempo presente. Nesse sentido, a concepção do curso suscita novos debates no ensino e pesquisa, além de implicar em releituras das relações entre o passado e o presente.

O minicurso procurará valer-se de uma ampla gama de recursos metodológicos e educacionais, sejam audiovisuais, utilização de fontes primárias, dinâmicas de grupo, entre outros. São previstos 6 módulos de 4 horas cada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *