Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho (LEHMT)

Español / English

O LEHMT reúne professores e estudantes do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH-UFRJ) e de outras universidades interessados nos debates e na pesquisa de temáticas relacionadas à história social do trabalho e dos movimentos sociais em perspectiva interdisciplinar. Inicialmente sediado na Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV) onde desenvolveu suas atividades entre 2012 e 2017, o LEHMT transferiu-se em 2018 para o IH-UFRJ.

Além da história das organizações formais e informais dos(as) trabalhadores(as) e dos movimentos sociais em geral, um amplo arco de questões compõe o universo de interesses dos pesquisadores vinculados a este laboratório, incluindo temas como os processos produtivos, as migrações, as conexões do mundo do trabalho com o espaço urbano, a importância do cotidiano, as múltiplas dimensões culturais do universo das classes populares, as disputas políticas, as relações entre capital e trabalho, e ainda a atuação dos movimentos sociais no espaço público e sua interação com as diversas esferas do Estado.

Ademais, nossos debates têm dado particular atenção aos processos de formação de classe e sua articulação com diferentes dimensões identitárias, tais como as de gênero, raça, etnia, religião, origem regional e nacional, entre outras. Também tem crescido o interesse nos processos de desindustrialização e seus impactos na construção de memórias coletivas em comunidades de trabalhadores e nos debates sobre o chamado patrimônio industrial. Por fim, o Laboratório tem incentivado cada vez mais abordagens comparativas e transnacionais que dialoguem com as recentes abordagens que procuram enfatizar as dimensões globais da história do trabalho e dos movimentos sociais.

Professores e estudantes ligados ao LEHMT têm estabelecido um profícuo diálogo com pesquisadores e instituições acadêmicas vinculadas a este campo de estudos no Brasil e no exterior. Participamos ativamente do GT Mundos do Trabalho da Associação Nacional de História tanto em nível nacional, quanto estadual. Desenvolvemos atividades e parcerias com outros núcleos, laboratórios e grupos de pesquisa interessados nestas temáticas, com destaque para o Projeto Movimentos Sociais e Esfera Pública do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da UFRJ, o Núcleo de Pesquisa Desenvolvimento, Trabalho e Ambiente (DTA) também da UFRJ; o Núcleo de Pesquisas e Estudos do Trabalho do IESP (UERJ); o Núcleo de Estudos da Política e História Social da UFRRJ, o Grupo de Pesquisa sobre História Global do Trabalho do IM também da UFRRJ e o Grupo de Estudos em História Social e Ditaduras da PUC-Rio. Internacionalmente, o LEHMT possui importantes conexões com instituições como o International Institute of Social History de Amsterdã, Holanda, o re:work Institute da Humboldt University de Berlim, Alemanha, bem como com universidades e acadêmicos nos Estados Unidos, Reino Unido, Argentina, Índia, África do Sul, entre outros países.

O LEHMT está envolvido na organização e promoção de várias atividades acadêmicas. Em 2012, o LEMT teve papel fundamental na organização do II Seminário Internacional Mundos do Trabalho, realizado na FGV e promovido pelo GT Mundos do Trabalho da Associação Nacional de História (ANPUH) e uma série de universidades brasileiras e instituições internacionais. Em 2015, em conjunto com o departamento de história da PUC-Rio e o IM-UFRRJ, organizamos o I Seminário Internacional Mundos do Trabalho e Ditaduras no Cone Sul, com a presença de mais de 100 pesquisadores do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Estados Unidos.

Em 2017, em conjunto com o Laboratório de Estudos sobre Instituições, o Grupo de Estudos em História Social e Ditaduras da PUC-Rio e a Brazil Initiative da Brown University, Estados Unidos, promovemos o 3º Simpósio Internacional Brasil, da Ditadura à Democracia: novos estudos, novas perspectivas, que ocorreu nas dependências da PUC-Rio. No mesmo ano, também foi realizado um projeto de extensão intitulado Trabalhadoras e trabalhadores na história do Brasil, no formato de um minicurso ministrado pelos participantes do LEHMT e destinado a alunas e alunos de Ensino Médio.

O LEHMT organiza periodicamente seminários de apresentação de pesquisas, palestras, mesas-redondas, oficinas, cursos de curta duração e mantém um grupo de estudos regular envolvendo professores e alunos da pós-graduação e graduação.

O LEHMT está cadastrado como Grupo de Pesquisa do CNPq.