Sessão Cineclube: Memórias de um Rio Fabril

O Laboratório de Estudos dos Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais (LEMT) da Escola Superior de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV-CPDOC) e o Cineclube FGV convidam para a exibição do filme “Memórias de um Rio Fabril”, um filme dirigido por Isabel Joffily, Paulo Fontes e Thaís Blank. Após a exibição, haverá debate com os diretores.
Informações sobre o filme:
Sinopse: Durante cerca de cem anos, desde o final do século XIX, um intenso processo de industrialização, conectando o porto, ferrovias e fábricas foi de fundamental importância para a história do Rio de Janeiro. A presença fabril influenciou decisivamente a economia, a a socialibidade, a cultura popular e a vida política da cidade. A desindustrialização e o fechamento de fábricas nas últimas décadas transformou profundamente bairros e subúrbios. Demolidas, transformadas em supermercados, shopping centers, estacionamentos, ocupadas por moradias populares ou simplesmente deixadas em ruínas, as antigas fábricas cariocas surgem no cenário urbano como cicatrizes a evocar outros tempos. Mas este mundo industrial perdido ainda está presente na arquitetura, na paisagem e, acima de tudo, nas memórias de antigos trabalhadores e suas comunidades.

 

Data e local:
24 de novembro, às 14:30h.
Fundação Geúlio Vargas – Praia de Botafogo, 190, auditório 1027.

 

LEHMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Documentário “Tear”, de Taiane Linhares

seg jan 1 , 2018
A produtora Taiane Linhares lançou um site sobre o documentário “Tear”, que retrata os impactos das fábricas de tecidos no cotidiano do distrito de Santo Aleixo, município de Magé/RJ, sobretudo no contexto da ditadura militar. A partir de uma densa pesquisa (da qual Felipe Ribeiro colaborou) e a realização de […]