Vale Mais #03 – 100 anos da OIT


Vale Mais é um podcast do Laboratório de Estudos dos Mundos do Trabalho da UFRJ. O objetivo é discutir história, trabalho e sociedade, refletindo sobre temas contemporâneos a partir da perspectiva da história social.

O episódio #03 é sobre os 100 anos da Organização Internacional do Trabalho, a OIT. Criada em 1919, após a Primeira Guerra Mundial e fazendo parte do acordo de Versalhes, a OIT tinha como objetivo padronizar e pacificar as relações de trabalho no mundo, de diferentes correntes.

A trajetória do órgão e a sua relação com o Brasil serão temas da nossa conversa com o historiador argentino e professor da Universidade Federal Fluminense, Norberto Ferreras.

Produção: Deivison Amaral, Heliene Nagasava, Paulo Fontes e Yasmin Getirana.
Roteiro: Heliene Nagasava e Paulo Fontes.
Com a colaboração de Isabelle Pires, Philip Mazza Guimarães, Renata Moraes, Thompson Alves, Yasmin Getirana.
Apresentação: Yasmin Getirana.

Créditos da Imagem: Delegados na plenária da 1ª sessão da OIT, 1919. Washington/EUA
Disponível em: https://www.ilo.org/dyn/photolib/en/f?p=600817:230:0::NO:RP,230:P230_SEARCH_TEXT:e9844


O Vale Mais está disponível no Spotify, Apple Podcasts, CastBox e outros distribuidores.

Vale Mais #15 – Biografia e Militância Feminina Vale Mais

Vale Mais é o podcast do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da UFRJ, que tem como objetivo discutir história, trabalho e sociedade, refletindo sobre temas contemporâneos a partir da história social do trabalho. O episódio #15 do Vale Mais é sobre Biografia e Militância Feminina. Este é sétimo episódio da segunda temporada do podcast Vale Mais. Nesta temporada realizamos uma série de conversas com jovens doutores/as no campo da História Social do Trabalho. Eles/as explicam seus temas de pesquisa e processos de elaboração de suas teses. Neste episódio, conversamos com Roger Camacho, doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IFCH-UFRGS). Roger defendeu a tese “Entre lágrimas, sorrisos e muita luta: a inserção das mulheres nos espaços políticos do Brasil por meio das trajetórias de três militantes de esquerda – Lélia Abramo (1911 –2004), Luíza Erundina de Sousa (1934 –) e Irma Passoni (1943 -)”, sob orientação de Benito Bisso Schmidt. Em nossa conversa, Roger enfatiza a importância de evitar generalizações ao estudar os sujeitos históricos. Com um amplo escopo de fontes nosso convidado enfrentou os temas da memória e da escrita de si em um desafio que envolve diversos campos de estudos como gênero, trabalho, religiosidade e história política. Dica da entrevistado: Revolução em Dagenham (filme) Produção: Felipe Ribeiro, Flávia Veras, João Christovão e Larissa Farias Roteiro: Felipe Ribeiro, Flávia Veras, João Christovão e Larissa Farias  Apresentação: Larissa Farias 
  1. Vale Mais #15 – Biografia e Militância Feminina
  2. Vale Mais #14 – Trabalhadores do sal
  3. Vale Mais #13 – Trabalhadores, repressão e transição democrática
  4. Vale Mais #12 – Trabalhadores e Favela
  5. Vale Mais #11 – Trabalhadores livres e escravizados

LEHMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Travestis e transexuais: A busca pela cidadania antes do fim do arco-íris - Flavia Veras

ter out 1 , 2019
Flavia Veras, pesquisadora do LEHMT,  publicou recentemente o artigo  Travestis e transexuais: A busca pela cidadania antes do fim do arco-íris no livro História Oral  e Direito à Cidade: Paisagens urbanas, narrativas e memória social organizado pela professora da UFRJ, Andrea Casa Nova Maia.   O artigo articula a transfobia e a reprodução de desigualdades, […]
%d blogueiros gostam disto: