Vale Mais é o podcast do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da UFRJ, que tem como objetivo discutir história, trabalho e sociedade, refletindo sobre temas contemporâneos a partir da história social do trabalho.
“Vozes comunistas” é uma série especial do Vale Mais, podcast do LEHMT/UFRJ. Nessa série homenageamos o centenário do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e divulgamos áudios que permitem uma reflexão sobre as fortes e complexas relações entre o partido e os mundos do trabalho ao longo da história do país. A cada quinze dias, um trecho de uma entrevista de antigos sindicalistas, lideranças operárias e camponesas ou mesmo trabalhadores/as de base conta um pouco da história do PCB e sua importância para a história do trabalho no Brasil. Pesquisamos áudios em acervos públicos e particulares de todo o país, que serão apresentados por pesquisadores e historiadores especialistas na trajetória do partido.
Em nosso quinto episódio, apresentamos trechos de uma entrevista com Demistóclides Batista, o Batistinha. Um dos principais sindicalistas do PCB, Batistinha era ferroviário, trabalhador negro, foi presidente do Sindicato dos Ferroviários da Estrada de Ferro Leopoldina e um importante líder da categoria ferroviária no pré-1964. Essa voz comunista é apresentada pela historiadora Isabella Vilarinho.
Projeto e execução: Ana Clara Tavares, Felipe Ribeiro, Larissa Farias e Paulo Fontes
Apoio: Centro de Documentação e Imagem da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Agradecemos às instituições e pesquisadores que gentilmente colaboraram com nosso projeto
Referência da entrevista: Entrevista Demistóclides Batista. 14.05.1986. Entrevistadores: Marcos Chor Maio e Nara Brito. Casa de Oswaldo Cruz.

O Nascimento da CUT #01 | com Almerico Lima. – Vale Mais
- O Nascimento da CUT #01 | com Almerico Lima.
- Vale a Dica #05: Dois dias, uma noite, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
- O nascimento da CUT #00 – A nova série do Vale Mais
- Vale a Dica #04: Heitor dos Prazeres é meu nome, de Pablo León de la Barra, Raquel Barreto e Haroldo Costa
- Vale a Dica #03: Pureza, de Renato Barbieri
Muito interessante esse depoimento. O PCB, de fato, estava presente no âmago dos trabalhadores da cidade e do campo, formando quadros para a ação política e organizativa. Parabéns!