Vale Mais

Vozes Comunistas #14: José Muniz

14 DE OUTUBRO DE 2022


Vale Mais é o podcast do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da UFRJ, que tem como objetivo discutir história, trabalho e sociedade, refletindo sobre temas contemporâneos a partir da história social do trabalho.

“Vozes comunistas” é uma série especial do Vale Mais, podcast do LEHMT/UFRJ. Nessa série homenageamos o centenário do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e divulgamos áudios que permitem uma reflexão sobre as fortes e complexas relações entre o partido e os mundos do trabalho ao longo da história do país. A cada quinze dias, um trecho de uma entrevista de antigos sindicalistas, lideranças operárias e camponesas ou mesmo trabalhadores/as de base conta um pouco da história do PCB e sua importância para a história do trabalho no Brasil. Pesquisamos áudios em acervos públicos e particulares de todo o país, que serão apresentados por pesquisadores e historiadores especialistas na trajetória do partido. Em nosso décimo quarto episódio, apresentamos trechos de uma entrevista com José Muniz da Paixão. Muniz, como era conhecido, foi um importante articulador e organizador sindical do PCB em Niterói (RJ) entre as décadas de 1940 e 60. No trecho que ouviremos, ele conta detalhes sobre sua atuação política em diferentes sindicatos do município, como os dos trabalhadores da construção civil, da indústria da alimentação, dos rodoviários e dos marítimos. Fala ainda sobre os impactos do golpe de 1964 em sua vida e militância. Essa voz comunista é apresentada pela historiadora Luciana Pucu Wollmann.

Projeto e execução: Ana Clara Tavares, Felipe Ribeiro, Larissa Farias e Paulo Fontes
Apoio: Centro de Documentação e Imagem da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Agradecemos às instituições e pesquisadores que gentilmente colaboraram com nosso projeto

Referência da entrevista: Entrevista José Muniz da Paixão. 27 de julho de 1994. Entrevistadora: Juliana Carneiro, Andreia Marzano e Carlos Eduardo de Oliveira. Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense.

Vale Mais #36: ProfHistória, por Marcelo Magalhães Vale Mais

Está no ar o primeiro episódio da nova temporada do podcast Vale Mais, do LEHMT-UFRJ! Nesta temporada, continuamos convidando pesquisadoras e pesquisadores para discutir projetos, livros e teses recentes que aprofundam debates interdisciplinares sobre os mundos do trabalho. Neste episódio, conversamos com Marcelo Magalhães, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e coordenador nacional do ProfHistória. Magalhães abordou as relações entre o Programa de Pós-Graduação em Ensino de História e os mundos do trabalho. Aponta como diferencial do programa a valorização da experiência profissional docente na Educação Básica, reconhecendo nessa experiência um saber constituído, que no diálogo com a universidade, enriquece-a e é enriquecido. O professor destaca também a capacidade do ProfHistória em mobilizar questões que são caras à escola e às regionalidades, vislumbrando unidade e diversidade no Ensino de História no país. Magalhães ainda debate o processo de precarização do trabalho docente atualmente. Para saber mais sobre esse assunto, ouça o episódio! Não esqueça também de compartilhar nas redes sociais e acompanhar os próximos! Entrevistadores: Isabelle Pires e Márcio Romerito Arcoverde Roteiro: Claudiane Torres e Luciana Pucu Wollmann Produção: Ana Clara Tavares e Larissa Farias Edição: Thompson Clímaco Diretor da série: Thompson Clímaco Coordenadora geral do Vale Mais: Larissa Farias
  1. Vale Mais #36: ProfHistória, por Marcelo Magalhães
  2. Vale mais #35: Entre o socialismo e o corporativismo, por Aldrin Castellucci
  3. Vale Mais #34: À frente dos negócios: a atuação das viúvas na direção de comércios de secos e molhados na cidade do Rio de Janeiro, por Jéssica Santanna
  4. Vale Mais #33: Jogo, logo existo: Futebol, conflito social e sociabilidade na formação da classe trabalhadora em Rio Grande, por Felipe Bresolin
  5. Vale Mais #32: Breve dicionário analítico sobre a obra de Edward Palmer Thompson, por César Queirós e Marcos Braga

Compartilhar