Vale Mais #08 – Racismo e história do trabalho – com Ynaê Lopes Santos (UFF) e Antônio Sérgio Alfredo Guimarães (USP).

1

Vale Mais é o podcast do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da UFRJ. O objetivo é discutir história, trabalho e sociedade, refletindo sobre temas contemporâneos a partir da história social do trabalho.

O episódio #08 do Vale Mais é sobre racismo e história do trabalho.

Este episódio do Vale Mais é especial. Foi gravado durante uma live transmitida pelo canal do LEHMT no Youtube. Desde que, em maio de 2020, protestos antirracistas iniciados nos Estados Unidos espalharam-se pelo mundo, o tema tem sido ainda mais discutido no Brasil, onde o racismo estrutural é, infelizmente, muito presente. Um olhar sobre os mundos do trabalho permite fazer reflexões sobre racismo e exclusão social na sociedade brasileira e, para refletir sobre a questão, convidamos a historiadora Ynaê Lopes Santos (UFF) e o sociólogo Antônio Sérgio Alfredo Guimarães (USP). O debate foi mediado por Paulo Fontes (UFRJ), coordenador do LEHMT-UFRJ.

Produção: Deivison Amaral, Julia Chequer, Heliene Nagasava, Paulo Fontes e Yasmin Getirana.
Roteiro: Julia Chequer, Heliene Nagasava, Deivison Amaral e Paulo Fontes.
Apresentação: Paulo Fontes.



Vozes Comunistas #04: Afonso Delellis Vale Mais

Vale Mais é o podcast do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da UFRJ, que tem como objetivo discutir história, trabalho e sociedade, refletindo sobre temas contemporâneos a partir da história social do trabalho. “Vozes comunistas” é uma série especial do Vale Mais, podcast do LEHMT/UFRJ. Nessa série homenageamos o centenário do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e divulgamos áudios que permitem uma reflexão sobre as fortes e complexas relações entre o partido e os mundos do trabalho ao longo da história do país. A cada quinze dias, um trecho de uma entrevista de antigos sindicalistas, lideranças operárias e camponesas ou mesmo trabalhadores/as de base conta um pouco da história do PCB e sua importância para a história do trabalho no Brasil. Pesquisamos áudios em acervos públicos e particulares de todo o país, que serão apresentados por pesquisadores e historiadores especialistas na trajetória do partido. Em nosso quarto episódio, apresentamos trechos de uma entrevista com Afonso Delellis, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo cassado pelo golpe militar em 1964. A entrevista foi realizada em 1979 e sua íntegra encontra-se no Centro de Memória Sindical. Essa voz comunista é apresentada pela jornalista Carolina Ruy. Projeto e execução: Ana Clara Tavares, Felipe Ribeiro, Larissa Farias e Paulo Fontes Apoio: Centro de Documentação e Imagem da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Agradecemos às instituições e pesquisadores que gentilmente colaboraram com nosso projeto.
  1. Vozes Comunistas #04: Afonso Delellis
  2. Vale Mais #20: Cultura Negra e Mundos do Trabalho
  3. Vozes Comunistas #03: Josefa Pureza
  4. Vozes Comunistas #02: Hércules Corrêa
  5. Vale Mais #19: Trabalhadores e a Justiça do Trabalho

LEHMT

One thought on “Vale Mais #08 – Racismo e história do trabalho – com Ynaê Lopes Santos (UFF) e Antônio Sérgio Alfredo Guimarães (USP).

  1. Debate muito produtivo e instigante. Essa renovação com a característica de ampliar a interseccionalidade das análises e abordagens é uma demanda de pesquisa, da atuação acadêmica dos professores e professoras nos cursos de graduação e pós graduação e do professor da educação básica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Lugares de Memória dos Trabalhadores #47: Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), São José dos Campos (SP) – Richard Martins

qui ago 20 , 2020
Richard Martins Doutorando em História Social pela UNICAMP Fundada em agosto de 1969, no auge da ditadura empresarial-militar, a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) foi a expressão mais bem-acabada do projeto de construção de uma indústria aeroespacial e bélica no país, amadurecido a partir de 1950 no Instituto Tecnológico de […]
%d blogueiros gostam disto: