Vale Mais #08 – Racismo e história do trabalho – com Ynaê Lopes Santos (UFF) e Antônio Sérgio Alfredo Guimarães (USP).

1

Vale Mais é o podcast do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da UFRJ. O objetivo é discutir história, trabalho e sociedade, refletindo sobre temas contemporâneos a partir da história social do trabalho.

O episódio #08 do Vale Mais é sobre racismo e história do trabalho.

Este episódio do Vale Mais é especial. Foi gravado durante uma live transmitida pelo canal do LEHMT no Youtube. Desde que, em maio de 2020, protestos antirracistas iniciados nos Estados Unidos espalharam-se pelo mundo, o tema tem sido ainda mais discutido no Brasil, onde o racismo estrutural é, infelizmente, muito presente. Um olhar sobre os mundos do trabalho permite fazer reflexões sobre racismo e exclusão social na sociedade brasileira e, para refletir sobre a questão, convidamos a historiadora Ynaê Lopes Santos (UFF) e o sociólogo Antônio Sérgio Alfredo Guimarães (USP). O debate foi mediado por Paulo Fontes (UFRJ), coordenador do LEHMT-UFRJ.

Produção: Deivison Amaral, Julia Chequer, Heliene Nagasava, Paulo Fontes e Yasmin Getirana.
Roteiro: Julia Chequer, Heliene Nagasava, Deivison Amaral e Paulo Fontes.
Apresentação: Paulo Fontes.



Vale Mais #10 – Mundos do Trabalho e Relações Raciais Vale Mais

Vale Mais é o podcast do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da UFRJ, que tem como objetivo discutir história, trabalho e sociedade, refletindo sobre temas contemporâneos a partir da história social do trabalho. O episódio #10 do Vale Mais é sobre Mundos do trabalho e Relações Raciais. Este episódio do Vale Mais é o segundo episódio da segunda temporada do podcast, que propõe conversar com doutores da área de História Social do Trabalho sobre os seus respectivos temas de pesquisa e processo de elaboração. Neste episódio conversamos com Leonardo ngelo, doutor em História Social pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pesquisador do LEHMT, sobre sua tese “Volta Redonda em Preto e Branco: Trabalho, Desenvolvimentismo e Relações Raciais (1946-1988)”. Uma pesquisa que visa olhar para a relação entre raça e classe dos trabalhadores na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), entre as décadas de 1940 e 1980. Além de abordar os discursos políticos da época, como o “mito da democracia racial”, que influenciam nas transformações econômicas e na estrutura social desses trabalhadores negros. Dessa forma, teremos uma conversa que discutirá a relevância de estudos que busquem a interdisciplinaridade com as relações raciais em suas pesquisas, que contribuem para relevância e emergência dos movimentos negros dentro dos mundos do trabalho. Produção: Heliene Nagasava e Larissa Farias Roteiro: Heliene Nagasava e Larissa Farias Apresentação: Larissa Farias Dicas do entrevistado Geledés – Instituto da Mulher Negra (https://www.geledes.org.br/) Cultne – Acervo Digital De Cultura Negra (https://www.cultne.com.br/) M8 (Filme) Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: Identidade nacional versus identidade negra, de Kabengele Munanga (Livro) Pedagogingar (https://open.spotify.com/show/5H2j9lhdxkpGDekRr8jjMZ?si=55q-RCa5Q6SlMZSD_wPvlg)
  1. Vale Mais #10 – Mundos do Trabalho e Relações Raciais
  2. Vale Mais Especial: Entrevista com Elvira Boni – por Ângela de Castro Gomes e Eduardo Stotz
  3. Vale Mais #09 – Mundos do Trabalho e Sindicalismo Católico
  4. Vale Mais #08 – Racismo e história do trabalho – com Ynaê Lopes Santos (UFF) e Antônio Sérgio Alfredo Guimarães (USP).
  5. Vale Mais #07 – Estátuas, memórias e mundos do trabalho.

LEHMT

One thought on “Vale Mais #08 – Racismo e história do trabalho – com Ynaê Lopes Santos (UFF) e Antônio Sérgio Alfredo Guimarães (USP).

  1. Debate muito produtivo e instigante. Essa renovação com a característica de ampliar a interseccionalidade das análises e abordagens é uma demanda de pesquisa, da atuação acadêmica dos professores e professoras nos cursos de graduação e pós graduação e do professor da educação básica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Lugares de Memória dos Trabalhadores #47: Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), São José dos Campos (SP) – Richard Martins

qui ago 20 , 2020
Richard Martins Doutorando em História Social pela UNICAMP Fundada em agosto de 1969, no auge da ditadura empresarial-militar, a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) foi a expressão mais bem-acabada do projeto de construção de uma indústria aeroespacial e bélica no país, amadurecido a partir de 1950 no Instituto Tecnológico de […]
%d blogueiros gostam disto: