Vale Mais #09 – Mundos do Trabalho e Sindicalismo Católico

Vale Mais é o podcast do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da UFRJ, que tem como objetivo discutir história, trabalho e sociedade, refletindo sobre temas contemporâneos a partir da história social do trabalho.

O episódio #09 do Vale Mais é sobre Mundos do trabalho e sindicalismo católico.

Este episódio do Vale Mais é o primeiro episódio da segunda temporada do podcast, que propõe conversar com doutores da área de História Social do Trabalho sobre os seus respectivos temas de pesquisa e processo de elaboração. Neste episódio conversamos com Deivison Amaral, professor da PUC-Rio e pesquisador do LEHMT, sobre sua tese “Catolicismo e Trabalho: a cultura militante dos trabalhadores de Belo Horizonte (1909-1941)”. Uma pesquisa que visa olhar para a cultura militante católica em Belo Horizonte, abordando a dimensão associativa e a atuação de trabalhadores, organizações, sindicatos e militantes leigos. Além de relacionar aspectos da formação política e religiosa dos trabalhadores e militantes leigos com a dimensão transnacional de constituição do movimento operário cristão. Dessa forma, teremos uma conversa que discutirá a relevância de estudos que busquem a interdisciplinaridade em suas pesquisas, que ultrapassem historiografias com ponto de vista pejorativos.

Produção: Heliene Nagasava e Larissa Farias 
Roteiro: Heliene Nagasava e Larissa Farias 
Apresentação: Larissa Farias

Dica citada no episódio: Daens – Um Grito de Justiça (Filme)

Vale Mais #27: Trabalhadoras domésticas organizadas Vale Mais

Vale Mais é o podcast do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da UFRJ, que tem como objetivo discutir história, trabalho e sociedade, refletindo sobre temas contemporâneos a partir da história social do trabalho. O episódio #27 do Vale Mais é sobre Trabalhadoras domésticas organizadas. Yasmin Getirana, nossa convidada nesse episódio, é graduada em Relações Internacionais, já dirigiu dois curtas-metragens e defendeu, em 2021, uma Dissertação de Mestrado sobre as lutas diárias e a capacidade de organização das trabalhadoras domésticas no Rio de Janeiro. Com o título "Sozinha não posso": A Associação Profissional de Empregadas Domésticas do Rio de Janeiro (1961-1973), Yasmin Getirana Gonçalves Vicente defendeu sua dissertação no Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ – PPGHIS-UFRJ, sob a orientação do professor Paulo Roberto Ribeiro Fontes. O recorte temporal da pesquisa tem como parâmetros o ano de criação da Associação no Rio de Janeiro e o ano de aprovação da Lei 5859, que é a primeira lei a estender direitos trabalhistas para a categoria das empregadas domésticas. O trabalho de Yasmin mostra que tanto os caminhos das lutas políticas da categoria, como as histórias de vida das mulheres por ela pesquisadas, não raro, acabam se misturando. E, se por um lado isso não é uma exclusividade dessa categoria de trabalhadoras, por outro fica evidente, ao longo do texto, a importância da luta pelo reconhecimento profissional e o respeito aos direitos de uma categoria que sempre carregou um estigma de não serem vistas como profissionais que são. Ao longo da conversa a nossa entrevistada deixa transparecer a força do trabalho que ela produziu. A entrevista é, assim como a dissertação, necessária. Apreciem. Produção: Alexandra Veras, Isabelle Pires, João Christovão e Larissa Farias Roteiro: Alexandra Veras, Isabelle Pires, João Christovão e Larissa Farias Apresentação: Larissa Farias 
  1. Vale Mais #27: Trabalhadoras domésticas organizadas
  2. Vale Mais #26: Mulheres bancárias
  3. Vozes Comunistas #17: Rolando Frati
  4. Vale Mais #25: Trabalhadores de aplicativo
  5. Vozes Comunistas #16: Manoel Ferreira de Lima

LEHMT

0 thoughts on “Vale Mais #09 – Mundos do Trabalho e Sindicalismo Católico

  1. Gostei muito deste episódio, um tema bem complexo, mas bem relevante para ao estudo do trabalho no Brasil e no mundo. E também saber sobre o poder da religião quando usa a sua força para o bem comum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Contribuição Especial #20: O Primeiro de Maio de Dona Elvira: lutas e cantorias

sáb maio 1 , 2021
Angela de Castro GomesProfessora Titular de História do Brasil da Universidade Federal Fluminense Professora Emérita do CPDOC/FGV Vem ó maio, saúdam-te os povos!Em ti colhem viril confiança.Vem trazer-nos cerúlea bonança,Vem ó maio trazer-nos dias novos!(Hino do Primeiro de Maio, Pietro Gori, 1892) O dia 1o de maio tornou-se, internacionalmente, o […]
%d blogueiros gostam disto: