Vale Mais #09 – Mundos do Trabalho e Sindicalismo Católico

Vale Mais é o podcast do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da UFRJ, que tem como objetivo discutir história, trabalho e sociedade, refletindo sobre temas contemporâneos a partir da história social do trabalho.

O episódio #09 do Vale Mais é sobre Mundos do trabalho e sindicalismo católico.

Este episódio do Vale Mais é o primeiro episódio da segunda temporada do podcast, que propõe conversar com doutores da área de História Social do Trabalho sobre os seus respectivos temas de pesquisa e processo de elaboração. Neste episódio conversamos com Deivison Amaral, professor da PUC-Rio e pesquisador do LEHMT, sobre sua tese “Catolicismo e Trabalho: a cultura militante dos trabalhadores de Belo Horizonte (1909-1941)”. Uma pesquisa que visa olhar para a cultura militante católica em Belo Horizonte, abordando a dimensão associativa e a atuação de trabalhadores, organizações, sindicatos e militantes leigos. Além de relacionar aspectos da formação política e religiosa dos trabalhadores e militantes leigos com a dimensão transnacional de constituição do movimento operário cristão. Dessa forma, teremos uma conversa que discutirá a relevância de estudos que busquem a interdisciplinaridade em suas pesquisas, que ultrapassem historiografias com ponto de vista pejorativos.

Produção: Heliene Nagasava e Larissa Farias 
Roteiro: Heliene Nagasava e Larissa Farias 
Apresentação: Larissa Farias

Dica citada no episódio: Daens – Um Grito de Justiça (Filme)

Vozes Comunistas #04: Afonso Delellis Vale Mais

Vale Mais é o podcast do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da UFRJ, que tem como objetivo discutir história, trabalho e sociedade, refletindo sobre temas contemporâneos a partir da história social do trabalho. “Vozes comunistas” é uma série especial do Vale Mais, podcast do LEHMT/UFRJ. Nessa série homenageamos o centenário do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e divulgamos áudios que permitem uma reflexão sobre as fortes e complexas relações entre o partido e os mundos do trabalho ao longo da história do país. A cada quinze dias, um trecho de uma entrevista de antigos sindicalistas, lideranças operárias e camponesas ou mesmo trabalhadores/as de base conta um pouco da história do PCB e sua importância para a história do trabalho no Brasil. Pesquisamos áudios em acervos públicos e particulares de todo o país, que serão apresentados por pesquisadores e historiadores especialistas na trajetória do partido. Em nosso quarto episódio, apresentamos trechos de uma entrevista com Afonso Delellis, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo cassado pelo golpe militar em 1964. A entrevista foi realizada em 1979 e sua íntegra encontra-se no Centro de Memória Sindical. Essa voz comunista é apresentada pela jornalista Carolina Ruy. Projeto e execução: Ana Clara Tavares, Felipe Ribeiro, Larissa Farias e Paulo Fontes Apoio: Centro de Documentação e Imagem da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Agradecemos às instituições e pesquisadores que gentilmente colaboraram com nosso projeto.
  1. Vozes Comunistas #04: Afonso Delellis
  2. Vale Mais #20: Cultura Negra e Mundos do Trabalho
  3. Vozes Comunistas #03: Josefa Pureza
  4. Vozes Comunistas #02: Hércules Corrêa
  5. Vale Mais #19: Trabalhadores e a Justiça do Trabalho

LEHMT

0 thoughts on “Vale Mais #09 – Mundos do Trabalho e Sindicalismo Católico

  1. Gostei muito deste episódio, um tema bem complexo, mas bem relevante para ao estudo do trabalho no Brasil e no mundo. E também saber sobre o poder da religião quando usa a sua força para o bem comum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Contribuição Especial #20: O Primeiro de Maio de Dona Elvira: lutas e cantorias

sáb maio 1 , 2021
Angela de Castro GomesProfessora Titular de História do Brasil da Universidade Federal Fluminense Professora Emérita do CPDOC/FGV Vem ó maio, saúdam-te os povos!Em ti colhem viril confiança.Vem trazer-nos cerúlea bonança,Vem ó maio trazer-nos dias novos!(Hino do Primeiro de Maio, Pietro Gori, 1892) O dia 1o de maio tornou-se, internacionalmente, o […]
%d blogueiros gostam disto: