Vale Mais #09 – Mundos do Trabalho e Sindicalismo Católico

Vale Mais é o podcast do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da UFRJ, que tem como objetivo discutir história, trabalho e sociedade, refletindo sobre temas contemporâneos a partir da história social do trabalho.

O episódio #09 do Vale Mais é sobre Mundos do trabalho e sindicalismo católico.

Este episódio do Vale Mais é o primeiro episódio da segunda temporada do podcast, que propõe conversar com doutores da área de História Social do Trabalho sobre os seus respectivos temas de pesquisa e processo de elaboração. Neste episódio conversamos com Deivison Amaral, professor da PUC-Rio e pesquisador do LEHMT, sobre sua tese “Catolicismo e Trabalho: a cultura militante dos trabalhadores de Belo Horizonte (1909-1941)”. Uma pesquisa que visa olhar para a cultura militante católica em Belo Horizonte, abordando a dimensão associativa e a atuação de trabalhadores, organizações, sindicatos e militantes leigos. Além de relacionar aspectos da formação política e religiosa dos trabalhadores e militantes leigos com a dimensão transnacional de constituição do movimento operário cristão. Dessa forma, teremos uma conversa que discutirá a relevância de estudos que busquem a interdisciplinaridade em suas pesquisas, que ultrapassem historiografias com ponto de vista pejorativos.

Produção: Heliene Nagasava e Larissa Farias 
Roteiro: Heliene Nagasava e Larissa Farias 
Apresentação: Larissa Farias

Dica citada no episódio: Daens – Um Grito de Justiça (Filme)

Vozes Comunistas #13: Inês Augusto Vale Mais

Vale Mais é o podcast do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da UFRJ, que tem como objetivo discutir história, trabalho e sociedade, refletindo sobre temas contemporâneos a partir da história social do trabalho. “Vozes comunistas” é uma série especial do Vale Mais, podcast do LEHMT/UFRJ. Nessa série homenageamos o centenário do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e divulgamos áudios que permitem uma reflexão sobre as fortes e complexas relações entre o partido e os mundos do trabalho ao longo da história do país. A cada quinze dias, um trecho de uma entrevista de antigos sindicalistas, lideranças operárias e camponesas ou mesmo trabalhadores/as de base conta um pouco da história do PCB e sua importância para a história do trabalho no Brasil. Pesquisamos áudios em acervos públicos e particulares de todo o país, que serão apresentados por pesquisadores e historiadores especialistas na trajetória do partido.  Em nosso décimo terceiro episódio, apresentamos trechos de uma entrevista com a operária têxtil Inês Augusto. Inês iniciou sua militância cedo na União da Juventude Comunista e foi um quadro importante do PCB no movimento sindical e na Federação de Mulheres do Estado de São Paulo (FMESP). No trecho que ouviremos, ela fala sobre a Greve de 1953, a carestia do custo de vida e sua participação na Campanha pela Paz. Essa voz comunista é apresentada pela historiadora Ana Clara Tavares. Projeto e execução: Ana Clara Tavares, Felipe Ribeiro, Larissa Farias e Paulo Fontes Apoio: Centro de Documentação e Imagem da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Agradecemos às instituições e pesquisadores que gentilmente colaboraram com nosso projeto
  1. Vozes Comunistas #13: Inês Augusto
  2. Vozes Comunistas #12: Raphael Martinelli
  3. Vale Mais #24: Precarização do trabalho e superexploração
  4. Vozes Comunistas #11: Jair Pinto de Brito
  5. Vozes Comunistas #10: Tenorinho

LEHMT

0 thoughts on “Vale Mais #09 – Mundos do Trabalho e Sindicalismo Católico

  1. Gostei muito deste episódio, um tema bem complexo, mas bem relevante para ao estudo do trabalho no Brasil e no mundo. E também saber sobre o poder da religião quando usa a sua força para o bem comum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Contribuição Especial #20: O Primeiro de Maio de Dona Elvira: lutas e cantorias

sáb maio 1 , 2021
Angela de Castro GomesProfessora Titular de História do Brasil da Universidade Federal Fluminense Professora Emérita do CPDOC/FGV Vem ó maio, saúdam-te os povos!Em ti colhem viril confiança.Vem trazer-nos cerúlea bonança,Vem ó maio trazer-nos dias novos!(Hino do Primeiro de Maio, Pietro Gori, 1892) O dia 1o de maio tornou-se, internacionalmente, o […]
%d blogueiros gostam disto: