Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho

Vale Mais #21: Trabalhadores em frigoríficos


https://lehmt.org/wp-content/uploads/2022/06/2o-versao.mp3

Vale Mais é o podcast do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da UFRJ, que tem como objetivo discutir história, trabalho e sociedade, refletindo sobre temas contemporâneos a partir da história social do trabalho.

O episódio #21 do Vale Mais é sobre Trabalhadores em frigoríficos.

Neste episódio conversamos com a historiadora Francielle Aparecida Uchak que recentemente defendeu sua dissertação de mestrado intitulada “Trabalhadores e Trabalhadoras do Frigorífero Matarazzo em Jaguariaíva (PR): cotidiano, experiência e resistência (1920-1940) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) sob a orientação da professora Laura Antunes Maciel.
Fracielle defendeu em 2020 a dissertação na qual busca analisar as experiências de trabalho e atuação dos trabalhadores e trabalhadoras que exerceram suas funções entre as décadas de 1920-1940 no Frigorífico de suínos da Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo, na cidade de Jaguariaíva no Paraná.
A partir de diferentes tipologias de fontes, incluindo inquéritos policiais de acidentes de trabalho e processos trabalhistas, sua análise se concentra nas relações de trabalho, na vida cotidiana de homens, mulheres e crianças, bem como suas lutas e resistências dentro e fora dos espaços fabris. Nesse itinerário, a relação dos trabalhadores e trabalhadoras com as leis e a Justiça do Trabalho ganha especial destaque em sua análise.
Ao tratar de sua prática como historiadora, a entrevistada nos conta que seu interesse na História social do trabalho se deu, principalmente, a partir de seus contatos com a obra “Costumes em Comum” de E. P. Thompson, assim como de outros autores que foram direcionando seu olhar para outros objetos e problemas de pesquisa.
Na parte final da entrevista, Fracielle chama a atenção para a presença dos trabalhadores negros nas indústrias do Paraná na primeira metade do século XX, revelando assim especificidades dos mundos do trabalho e dos trabalhadores em uma cidade em que esses sujeitos têm sido, pela própria historiografia regional, silenciados. 

Produção: Alexandra Veras, Heliene Nagasava e Larissa Farias
Roteiro: Alexandra Veras, Heliene Nagasava e Larissa Farias 
Apresentação: Larissa Farias 

Vale a Dica #12: SAL, idealizado e dirigido por Adassa Martins Vale Mais

Na décima segunda edição da série “Vale a Dica”, João Christovão, doutor em História Social e pesquisador do LEHMT/UFRJ, indica o espetáculo teatral SAL, idealizado e dirigido por Adassa Martins. SAL é um espetáculo teatral que aborda a decadência das salinas fluminenses na segunda metade do século XX e os dramas e lutas vividos pelos trabalhadores do sal daquela região ao longo desse processo. O espetáculo utilizou como uma de suas fontes de pesquisa a tese de doutorado “Trabalhadores do Sal: organização sindical e lutas sociais nas salinas cabofrienses – 1940/1974”, de autoria de João Christovão. Tendo estreado no dia 15 de agosto, o espetáculo ficará em cartaz até o dia 8 de setembro, sempre de quinta a domingo, às 20h30, no teatro SESC-Copacabana, que fica na rua Domingos Ferreira, 160. Projeto e execução: Alexandra Veras, Isabelle Pires, Larissa Farias, Victória Cunha e Yasmin Getirana Edição: Brenda Dias e Eduarda Olimpio
  1. Vale a Dica #12: SAL, idealizado e dirigido por Adassa Martins
  2. Vale a Dica #11: O futuro das profissões, de curadoria de André Couto, Maria Carla Corrochano e Paulo Fontes
  3. Vale a Dica #10: Meu querido Zelador, de Mariano Cohn e Gastón Duprat
  4. Vale a Dica #09: Benzinho, de Gustavo Pizzi
  5. Trabalhadores atingidos: a colaboração empresarial com a ditadura | EP04 CSN

Sair da versão mobile