Apresentação: Thompson 100 anos
Paulo Fontes
Professor do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
No dia 3 de fevereiro de 2024, Edward Palmer Thompson faria 100 anos. Um dos maiores historiadores do século XX, sua obra tem tido um enorme impacto na construção da história social e nos debates historiográficos e políticos desde os anos 1960. O alcance dos livros, artigos, reflexões e atividades políticas do historiador marxista britânico tem ido muito além da história social do trabalho, campo que o consagrou, e tem fomentado discussões em uma miríade de áreas do conhecimento histórico e das teorias sociais.
No Brasil, a obra de E.P. Thompson influenciou fundamentalmente a historiografia contemporânea. Não é possível compreender os avanços que temos tido na história do trabalho (“livre” e escravizado, urbano e rural, “formal” e “informal”), nas reflexões sobre as diversidades históricas de gênero, raciais, geracionais, e nos debates historiográficos em geral sem entender o impacto thompsoniano em nosso país.
Para celebrar o centenário de Thompson, o portal do Laboratório de Estudos da História do Mundo do Trabalho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LEHMT/UFRJ) está lançado o “Dossiê Thompson 100 anos”. Convidamos historiadores/as e cientistas sociais do mundo todo, que em artigos curtos escrevem sobre o impacto da obra de Thompson (ou em alguns casos do próprio Thompson) em sua produção pessoal e/ou na historiografia de seus países e temáticas e debatem a relevância do historiador britânico nos dias de hoje. O dossiê está publicado em português e inglês e continuará a receber novos artigos ao longo desse ano.
Organizado por Paulo Fontes, o dossiê nos revela um “Thompson global” ao reunir inicialmente 20 artigos inéditos e exclusivos em que 21 autores/as de 13 nacionalidades dos 5 continentes (África do Sul, Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, Índia, Itália, Nova Zelândia, Reino Unido e Turquia) . Além de diferentes origens, os/as autores/as são de diferentes gerações, interesses temáticos e abordagens teóricas.
Os artigos nos mostram a força, originalidade e atualidade de sua obra, sem deixar de apontar vários debates e críticas que foram feitas a ela ao longo do tempo. Particularmente interessante é perceber as diferenças e semelhanças nas recepções aos trabalhos e reflexões de Thompson sobre formação de classe, cultura, religião, agência, marxismo e economia de mercado, entre outros, em contextos tão distintos como os de vários países do Norte Global, das ditaduras latino-americanas e turca, do Estado de Emergência na Índia, ou do apartheid sul-africano. Além disso, as várias dimensões da vida de Thompson como militante comunista antifascista, educador popular, figura central na construção da Nova Esquerda, líder pacifista, professor universitário, orador teatral e carismático são recordados por muitos e rendem saborosas histórias que certamente prenderão a atenção de nossos/as leitores.
Por fim, gostaria de agradecer imensamente aos autores e autoras que gentilmente e, via de regra, entusiasticamente, aceitaram escrever para esse dossiê. A equipe do LEHMT/UFRJ e a tradutora Eneida Sela também merecem um agradecimento especial. A ideia do dossiê foi concebida no início de 2024 e realizada, num autêntico tour de force, em cerca de um mês! Esse dossiê é uma clara demonstração de que não apenas as ideias e obras de E.P. Thompson nos servem de inspiração, mas também seu entusiasmo, energia e luta por transformar o mundo.
Sumário
E. P. Thompson e Paulo Freire: Agência histórica e educação popular
Alexandre Fortes
Olhando a partir de dentro, olhando além: Thompson e o estudo das sociedades
Andrea Caracausi
Aprendendo com E. P. Thompson
Ángela Vergara
Dorothy Thompson, companheira historiadora
Antonio Luigi Negro
E. P. Thompson na Queen’s University (Canadá, 1988)
Bryan Palmer
Um momento com Thompson nos anos 1970
Chitra Joshi
E.P. Thompson e o Fazer(-se) da História Social
Christian De Vito
“Sob uma luz satânica”: leituras argentinas da Formação da classe operária inglesa
Cristiana Schettini e Martín Albornoz
E. P. Thompson na África do Sul
Edward Webster
O fazer do tempo e da história: à sombra de E. P. Thompson
Fady Labib
Duas décadas com E. P. Thompson em cinco episódios
Görkem Akgöz
Lições de EPT: do Chão ao Cume
Leon Fink
Thompson Chega à Unicamp
Michael M. Hall
O Grande Impacto e o Rico Legado de Edward Thompson
Neville Kirk
Thompson entre a tradição marxista e a modernidade historiográfica: um testemunho argentino
Omar Acha
Edward Thompson, presente!
Peter Linebaugh
Sobre a leitura de The Making of the English Working Class
Sheila Rowbotham
Thompson, o ovo e a escravidão no Brasil
Silvia Lara
Thompson aos 100: uma perspectiva anglo-germânica
Stefan Berger
Para uma ampliação da história global vista de baixo
Toby Boraman
Equipe
Organização: Paulo Fontes
Concepção do design e diagramação: Deivison Amaral e Larissa Farias
Projeto Gráfico: Brenda Dias e Eduarda Gabrielle Olimpio
Pesquisa de Imagem: Thompson Clímaco
Divulgação geral: Ana Clara Tavares
Traduções: Eneida Sela
Cursei História na UFES, contudo, apesar de não trabalhar com a História, é um autor que tenho vontade de me aprofundar. Parabéns aos organizadores!
Obrigado!